Ciência & Companhia

Terminou mais um ano de atividades "Ciência & Companhia", dinamizadas pelo Clube Ciência Viva. Ao longo deste ano letivo foram realizadas diversas atividades experimentais, na sala do Clube Ciência Viva, para as turmas do 3º e 4º anos do Centro Escolar, contando com a participação dos docentes titulares de turma do 1º ciclo. As atividades programadas tiveram em conta as competências a desenvolver na área de Estudo do Meio dos Programas do 1º ciclo.

Como vem sendo habitual, o Clube Ciência Viva disponibilizou vários horários semanais onde os colegas inscreveram as suas turmas nas diversas atividades que foram propostas para este ano letivo. As atividades realizadas pelas turmas do 3º ano (5 turmas) e do 4º ano (5 turmas) do Centro Escolar foram as seguintes atividades: 1º período - construção e exploração de um “telefone” (estudo da propagação do som); construção e exploração de um taumatrópio (estudo da persistência da imagem pelo olho humano); 2º período - construção e exploração de diferentes circuitos elétricos; atividade sobre distinção entre bons e maus condutores de eletricidade; 3º período – atividade sobre distinção entre materiais que são e que não são atraídos por ímanes; atividade sobre identificação dos polos de um íman e tipos de forças (atração / repulsão) que se estabelecem entre eles; atividade sobre as características da força magnética; jogo “labirinto magnético”. Muitas destas atividades, realizadas pelos alunos, foram ainda acompanhadas de algumas demonstrações simples, mas ilustrativas de alguns fenómenos que queríamos evidenciar ou reforçar.

Nestas atividades, os alunos foram agrupados em pequenos grupos e receberam um protocolo experimental que foi lido e analisado em conjunto de forma a identificar o problema/situação a investigar. Em seguida, os alunos realizaram o procedimento experimental, tendo sido dada prioridade ao seu envolvimento na execução das tarefas propostas. Após a realização das atividades, os grupos fizeram a discussão dos resultados obtidos e tiraram as conclusões sobre as mesmas, com a orientação dos docentes do Clube e respetivos professores titulares.

As atividades realizadas no âmbito do projeto "Ciência & Companhia" têm proporcionado aos alunos um importante reforço da componente científica desde os primeiros anos de ensino, fomentadora da curiosidade, do gosto pela ciência e da literacia científica. A realização de atividades experimentais com a orientação de protocolos proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências importantes nos ciclos seguintes de ensino, como a capacidade de concentração, de observação, de manuseamento de diversos materiais, de raciocínio, de resolução de problemas, de trabalho em equipa, de autonomia e de espírito crítico na reflexão e discussão de resultados experimentais.

Clube Ciência Viva

Uploaded Image

Uploaded Image

Uploaded Image

Uploaded Image