A corporação de bombeiros do Bombarral comemorou 100 anos de existência e não quis deixar de assinalar esta data com todos os que os rodeiam. Lançado o convite ao Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, não tardou que o quartel se enchesse de turmas curiosas para conhecer ao vivo e a cores parte do trabalho destes soldados da paz.
As professoras Helena Serra e Filipa Silva, num trabalho conjunto, aceitaram o desafio e, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, levaram as seis turmas de 7 ano a visitar o quartel. Fomos muito bem recebidos por um grupo de bombeiros muito simpáticos, disponíveis para o esclarecimento de dúvidas e para responderem às questões colocadas. Proporcionaram aos alunos experiências inesquecíveis: puderam estar dentro de um carro de combate em meio urbano, ficaram com uma noção de alguns procedimentos para o socorro a quem deles precisa, os meios usados para o desencarceramento de vítimas, seguraram nas mangueiras e agulhetas para o combate a fogos, viram o vestuário usado e outras curiosidades que foram surgindo no diálogo que se gerou.
Seguramente foi uma experiência diferente. Alguns alunos mostraram-se motivados a inscreverem-se no curso de bombeiros.
Homens e mulheres que dedicam a sua vida a fazer o bem sem olhar a quem e a quê e que foram aplaudidos pelos nossos discentes.
Aos bombeiros em geral e aos do nosso concelho, em particular, o nosso agradecimento. Merecem o nosso respeito e o melhor que a vida contém.
Cem anos de existência é uma idade respeitosa, mas a fibra de que são feitos é de grande vitalidade.
Viva os bombeiros do Bombarral!
As professoras de Cidadania e Desenvolvimento,
Helena Serra e Filipa Silva