Visita de Estudo a Lisboa – Um DAC entre Literatura, Línguas e Artes

No dia 27 de novembro, as turmas do 9.º ano do AEFP realizaram uma visita de estudo a Lisboa, integrada num DAC — Domínio de Autonomia Curricular — desenvolvido de forma articulada entre as disciplinas de Português, Inglês, Espanhol, Educação Visual e Arte e Tecnologia. A atividade teve como objetivos consolidar conhecimentos literários, promover a exploração artística e patrimonial, reforçar competências comunicativas em línguas estrangeiras e aplicar conhecimentos tecnológicos numa perspetiva interdisciplinar. 

Durante a manhã, os alunos assistiram à encenação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, apresentada pela companhia Instantes d’Aplausos, no Auditório Santa Joana Princesa. Esta experiência permitiu acompanhar de forma divertida e envolvente as personagens e situações estudadas em sala de aula, explorando o teatro enquanto forma privilegiada de expressão artística. 

Na parte da tarde, a atividade prosseguiu com um roteiro pela “Lisboa dos Descobrimentos”, que incluiu uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Padrão dos Descobrimentos. Estes espaços emblemáticos permitirão contextualizar episódios históricos presentes n' Os Lusíadas e aproximar os alunos do universo camoniano. Neste contexto, as línguas estrangeiras ganharam especial destaque, uma vez que os alunos tiveram oportunidade de entrevistar turistas em inglês e espanhol, recolhendo opiniões sobre Portugal, Lisboa e os monumentos visitados à beira do Tejo. 

De regresso à escola, os alunos foram desafiados a aplicar competências tecnológicas através da edição de imagens e sons captados durante o dia, com vista à elaboração de um pequeno vídeo ou apresentação digital sobre a visita, incorporando legendas em diferentes línguas. 

Ao longo de toda a atividade, os alunos revelaram empenho, curiosidade e entusiasmo. A experiência em Lisboa representou uma oportunidade de aprendizagem prática, criativa e significativa, reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula e aproximando os alunos da riqueza literária, artística e cultural que constitui o nosso património.