Ao longo do 1.º período letivo foram desenvolvidas diversas atividades de implementação do compêndio sobre valores europeus no âmbito do projeto Erasmus+ Values@VET. As iniciativas envolveram as turmas 10.º TAR e 11.º TAR CP do Ensino Profissional e foram dinamizadas pelas professoras Luísa Carvalhinho e Fernanda Carmelo, nas disciplinas de Área de Integração e de Inglês, respetivamente.
As atividades tiveram início no mês de setembro com ações de integração (Ice Breaking), baseadas nas dinâmicas UBUNTU e realizadas com o apoio da psicóloga escolar, Andreia Camejo. Em outubro, as turmas trabalharam os temas da cultura e dos valores pessoais e de grupo, utilizando as cartas do Jogo dos Valores. Em novembro, foi aplicada a atividade “The Norm Matrix”, centrada na reflexão sobre normas e apoiada no jogo das normas, igualmente incluído no Jogo dos Valores. Já em dezembro, foram promovidas sessões de feedback, reflexão e avaliação das atividades realizadas.
O projeto Values@VET tem como objetivos principais:
- promover a consciencialização e o entendimento comum dos valores e normas da União Europeia;
- reforçar as competências dos profissionais de educação na transmissão destes valores junto dos alunos do ensino profissional;
- validar metodologias e instrumentos de trabalho aplicados à formação em valores europeus;
- fomentar uma cultura institucional de respeito pelos valores e normas da UE.
As atividades do compêndio continuarão a decorrer nos meses de janeiro e fevereiro, prevendo-se a conclusão do projeto em março de 2026.
Importa ainda salientar que um grupo de oito alunos do 11.º TAR CP, um dos grupos-alvo do projeto, realizará uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre 25 e 30 de janeiro de 2026, acompanhado por duas professoras e pelo presidente da CAP.