No passado dia 31 de outubro, a
nossa Escola assinalou o Dia Mundial da Poupança com a realização de uma sessão
especial dedicada à Literacia Financeira, integrada no projeto nacional
"Educar para a Cidadania", promovido pelo Ministério da Educação,
Ciência e Inovação.
A atividade, inserida na dimensão Literacia Financeira e Empreendedorismo da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, decorreu no Auditório da Escola, a partir das 12h05, e contou com a presença de cerca de 270 alunos do Ensino Secundário, acompanhados pelos respetivos professores.
A palestra foi orientada pelo Dr. Gabriel Bernardino, Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e teve a duração aproximada de uma hora.
Foram abordados temas essenciais relacionados com a poupança e a gestão financeira, nomeadamente, a importância de poupar ao longo da vida, estratégias para definir objetivos de poupança, o papel do orçamento familiar, inflação, poder de compra e aplicação da poupança, perfis de risco e diferentes produtos financeiros e, ainda, a importância de diversificar investimentos, entre outros assuntos.
O momento final da sessão ficou marcado pela intervenção de um aluno do 12.º ano, que colocou uma questão ao Dr. Gabriel Bernardino sobre "a melhor forma de diversificar a carteira de investimentos de alguém que tem algum dinheiro guardado, mas que não trabalha e não tem rendimento mensal". A pergunta motivou uma explicação prática do orador sobre diversificação, perfis de risco e escolhas financeiras adequadas a diferentes momentos da vida.
Após o encerramento, foram distribuídos a todos os alunos participantes cadernos sobre Literacia Financeira, como reforço do trabalho iniciado nesta dimensão da Educação para a Cidadania.
A escola agradece a presença do Dr. Gabriel Bernardino e destaca a importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento de competências essenciais à vida adulta e à formação de cidadãos mais informados, autónomos e responsáveis.
Mª do Rosário Ferreira