O projeto "Ciência & Companhia" do Clube Ciência Viva chegou ao fim de mais um ano de atividades, durante o qual foram dinamizadas diversas atividades experimentais, na sala do Clube Ciência Viva, para as turmas do 3º e 4º anos do Centro Escolar, contando com a participação dos docentes titulares de turma do 1º ciclo. As atividades programadas tiveram em conta as competências a desenvolver na área de Estudo do Meio dos Programas do 1º ciclo.
Mais uma vez, o Clube disponibilizou vários horários semanais onde os colegas titulares de turma do 1º ciclo inscreveram as turmas nas diversas atividades que foram sendo propostas ao longo do ano letivo. Durante o 1º período, foram realizadas atividades sobre a "Flutuação" dos corpos, a propagação do "Som", a "Dissolução" dos materiais e construção e exploração de um "Taumatrópio". No 2º período foram realizadas duas atividades sobre a "Luz" e uma atividade de simulação da erupção de "Vulcões" efusivos. No 3º período, foi realizada uma atividade sobre a "Permeabilidade dos solos" e uma atividade de construção e exploração de uma "Bússola".
Como habitualmente nestas atividades, os alunos foram agrupados em pequenos grupos e receberam um protocolo experimental que foi lido e analisado em conjunto de forma a identificar o problema/situação a investigar. Em seguida, os alunos realizaram o procedimento experimental, tendo sido dada prioridade ao seu envolvimento na execução das tarefas propostas. Após a realização das atividades, os grupos fizeram a discussão dos resultados obtidos e tiraram as conclusões sobre as mesmas, com a orientação dos docentes do Clube e respetivos professores titulares.
As atividades realizadas no âmbito do projeto "Ciência & Companhia" têm proporcionado aos alunos um importante reforço da componente científica desde os primeiros anos de ensino, fomentadora da curiosidade, do gosto pela ciência e da literacia científica. A realização de atividades experimentais com a orientação de protocolos proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências importantes nos ciclos seguintes de ensino, como a capacidade de concentração, de observação, de manuseamento de diversos materiais, de raciocínio e de resolução de problemas, de trabalho em equipa, de autonomia e de espírito crítico na reflexão e discussão de resultados experimentais.