AEFP participa no projeto “Rayuela”


Rayuela" – Uma Forma Divertida de Combater o Cibercrime

 projeto RAYUELA teve início a 1 de outubro de 2020 e tem como principal objetivo capacitar e educar os jovens — especialmente crianças e adolescentes — sobre os benefícios, riscos e ameaças associados ao uso da Internet. O seu lema, "uma forma divertida de combater o cibercrime", reflete a missão de, através de um jogo educativo, recolher informação sobre vítimas e agressores envolvidos em práticas como grooming, cyberbullying e tráfico de menores para fins sexuais.

Este projeto promove a colaboração entre forças de segurança, sociólogos, psicólogos, antropólogos, juristas e engenheiros informáticos, visando o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuam para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam os comportamentos online associados às novas formas de cibercriminalidade. Além disso, incentiva os jovens a utilizar as suas competências tecnológicas para fomentar uma mudança positiva no domínio da cibersegurança.

O consórcio do projeto RAYUELA integra 17 parceiros, incluindo as seguintes entidades de aplicação da lei (LEA):

  • Polícia Judiciária (Portugal)

  • Ayuntamiento de Valencia (Espanha)

  • Police Service of Northern Ireland (Reino Unido)

  • Politsei- ja Piirivalveamet (Estónia)

No âmbito da disciplina de TIC, alunos do 7.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó participaram pela primeira vez neste projeto, tendo o feedback sido muito positivo.

De caráter didático, interativo e intuitivo, o projeto apresenta seis ciberaventuras que recriam situações reais, abordando temáticas como o ciberbullying, aliciamento online, discurso de ódio, ameaças cibernéticas, relações tóxicas e fake news. Estas experiências estão alinhadas com as Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina e promovem o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre os desafios do mundo digital.

Integrado no Plano Anual de Atividades e no Plano de Desenvolvimento Digital da Escola, este projeto constituiu uma ferramenta pedagógica valiosa, respondendo eficazmente às necessidades identificadas, nomeadamente no que diz respeito ao reconhecimento da Educação Digital como essencial para o desenvolvimento pessoal e o sucesso educativo dos alunos.


A professora Ana Carvalho