Ciclo de Cinema Internacional

Entre os dias 5 e 8 de maio decorreu no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, o Ciclo de Cinema Internacional, integrado na semana da iniciativa das Comidas do Mundo.

Este evento foi planeado em parceria com a Biblioteca Escolar e com o Coordenador do PNC, tendo como objetivo promover e valorizar a interculturalidade dentro da escola.

Desta maneira os alunos puderam usufruir de uma experiência multicultural e ao mesmo tempo educativa, através da visualização de longas e curtas-metragens de diferentes países.

Foram também exibidos anúncios de diferentes partes do mundo, alguns deles com mensagens que evidenciam o respeito pelas diferenças culturais.

O primeiro dia recebeu alunos do 1.º ciclo. De manhã foi exibido um filme britânico: "Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl", um filme de animação em stop-motion de 2024, que destaca a importância de usar a tecnologia de maneira ética e responsável.

Assistiram todas as turmas do centro escolar do 3.º e 4.º ano – cerca de 200 alunos, que foram muito participativos! Durante o debate no final do filme, viam-se muitas mãos no ar, e os comentários são muito interessantes. Um aluno diz: "O digital é útil, mas o real é essencial", frase que mereceu uma salva de palmas.

À tarde foi a vez dos alunos do 1.º e 2.º ano - também cerca de 200 alunos participaram, ou seja, todas as turmas do centro escolar. Foram exibidas 5 curtas-metragens dos seguintes países: África do Sul – "Lenda Ubuntu"; Guiné-Bissau – "Lenda dos tambores"; Tailândia – "Opened"; Brasil – "Meu nome é Maalum" e Reino Unido – "Jubilee".

Tal como os seus colegas da manhã, também eles foram bastante participativos nos debates no final de cada curta. Um aluno diz: "É melhor superar os medos do que estar a fugir", referindo-se a "Opened", uma curta-metragem de 2022 que aborda o tema da alimentação.

No 2.º dia recebemos duas turmas do 2.º ciclo, o 5.º C e 5.º D. O documentário exibido – "Período – o estigma da menstruação", foi vencedor de um Óscar em 2018, ano em que foi lançado. Ele aborda o tema da menstruação na Índia, que é ainda um assunto tabu no país, onde as mulheres menstruadas enfrentam isolamento e pouco acesso a produtos de higiene íntima.

No final os alunos fizeram comentários pertinentes: "Os homens pensavam que o período era uma doença" e "A senhora indiana queria ser polícia para não ter que casar com um homem que não queria". Os alunos pensavam que o documentário era muito antigo, dada a realidade do país em causa ainda nos dias de hoje.

O 3.º dia foi dirigido ao 3.º ciclo e ao secundário, onde duas turmas assistiram ao filme "A Gaiola Dourada" (o 8.º A e o 11.º CS-AV). O filme retrata uma comédia franco-portuguesa que retrata a vida de uma família de emigrantes portugueses em Paris. O filme foi um grande sucesso tanto em França quanto em Portugal, sendo elogiado pela crítica pela sua abordagem sensível e bem-humorada sobre a vida dos emigrantes portugueses.
Os alunos perceberam as mensagens dos anúncios e apreciaram o filme, apesar de nestas idades já não haver tantos dedos no ar.🙂

A segunda sessão do dia teve a participação da turma do 7.º D e dos grupos de Português Língua Não Materna. O filme exibido foi "Modo Avião", uma comédia brasileira de 2020 que aborda temas como a importância de desconectar das redes sociais, valorizar as relações familiares e encontrar um equilíbrio entre a vida digital e a real, promovendo a reflexão sobre o uso excessivo da tecnologia. Nesta sessão os alunos também perceberam as mensagens dos anúncios e assistiram ao filme com interesse.

O 4.º dia foi pensado para os alunos do secundário. Na primeira sessão do dia a turma a participar foi o 9.º B, que assistiu ao filme "Skater Girl". O filme é de 2021 e aborda temas como o empoderamento feminino, a superação de obstáculos sociais e a importância da educação e da igualdade de género, mostrando como o desporto pode transformar vidas e desafiar normas culturais. O filme é inspirado em eventos reais, pois a pista de skate construída na história existe de facto na Índia e continua a ter impacto social nas comunidades rurais. Os alunos demonstraram interesse no filme.

Na última sessão do ciclo, cerca de 10 alunos da turma 11.º TAR-CP participaram ativamente, assistindo com interesse à nova exibição do filme "Modo Avião".

E assim foi o Ciclo de Cinema Internacional, uma experiência enriquecedora para os alunos, com filmes envolventes e debates animados, que demonstraram o poder da sétima arte como ferramenta educativa e intercultural. O envolvimento dos alunos ao longo dos quatro dias confirma a importância de iniciativas que valorizam a partilha de diferentes perspetivas e fomentam o respeito pela diversidade.


Inês Hipólito - Mediadora Linguística e Cultural


Carlos Vinhais