Em Lisboa com Pessoa e no Zoológico em busca da biodiversidade e da sustentabilidade

No dia 26 de março, os alunos do 12.º ano, das turmas CT1 e CT2, acompanhados pelos professores Dulce Fonseca, Célia Faria e Paulo Baptista foram visitar a Casa Fernando Pessoa e o Jardim Zoológico de Lisboa.

            A visita foi iniciada na Casa Fernando Pessoa, onde os alunos puderam conhecer a última morada do grande poeta português. Ao longo da visita orientada, contactaram com o percurso de vida e com objetos pessoais de Pessoa, incluindo os seus óculos, a cómoda, onde ele escreveu inúmeros poemas, a sua biblioteca pessoal, o contrato de arrendamento da sua casa e a última frase escrita por ele antes da sua morte. Além disso, foi possível ver algumas das suas obras e fotos de família antigas. Também puderam conhecer melhor os seus heterónimos contactando com a sua biografia e obras, assim como com as outras personalidades que o mesmo criou.

            De seguida, os alunos deslocaram-se para o Jardim Zoológico, onde almoçaram e fizeram uma visita orientada com os biólogos/educadores Catarina e David, subordinada aos temas "À Descoberta da Biodiversidade" e "Oficina na Rota de Darwin". No caso da turma do 12º CT1, esta visita teve o propósito de recolher material para a criação de um documentário no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento. A turma responsável pelo projeto pode fazer uma entrevista ao biólogo David com perguntas pertinentes em relação à biodiversidade e à sustentabilidade. Uma curiosidade muito interessante é o facto de as girafas existentes no Zoo serem únicas, ao ponto de só existirem no Jardim Zoológico de Lisboa e em mais nenhum outro Zoológico do mundo, e nunca puderam ser introduzidas no seu habitat natural.

Uma outra nota digna de destaque é que a educadora/bióloga Catarina foi aluna da nossa Escola tendo terminado aqui o Ensino Secundário, no ano letivo 2014-15.

No final da tarde, ainda houve a oportunidade para a visualização do espetáculo dos golfinhos.

Com esta visita os alunos ficaram a conhecer mais sobre a vida de Fernando Pessoa e como os Zoológicos atuam na proteção e bem-estar animal, pelo que contribuiu decisivamente para melhorar os seus saberes


Vera Gonçalves, n.º 17, 12.º CT1