Durante as manhãs dos últimos cinco dias de aulas do 1º período, o Clube Ciência Viva promoveu um conjunto de atividades lúdicas, nas suas diferentes áreas de intervenção, dirigidas a todos os alunos do 2º ciclo. Estas atividades foram dinamizadas com o apoio de alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias (10º CT e 11º CT), a quem o Clube agradece a forma empenhada com que conduziram os colegas do 2º ciclo através das diferentes atividades.
Os alunos foram divididos em 5 grupos e durante os noventa minutos de "Em cantos da Ciência", cada grupo teve a oportunidade de realizar as diferentes atividades, jogos e desafios que os aguardavam em cinco mesas diferentes. As atividades que os alunos realizaram foram: atividade sobre o ciclo de vida de um peixe vs. variabilidade da sua população e atuação da seleção natural, associado a um jogo sobre fecundação externa e construção de um origami (peixe) personalizado para levar para casa; atividade sobre dinossauros com a elaboração de um fóssil personalizado para levar para casa; atividade sobre geofísica que consistiu na construção de um pequeno sismómetro e verificação do seu funcionamento na deteção dos "sismos" provocados pelos alunos (vibrações da bancada), com visualização dos registos sísmicos num écran de grandes dimensões; atividades de iniciação à programação e à robótica (programação sons, texto e imagens através de uma placa Arduino, controlo remoto de robôs usando Bluetooth e rádio, seguimento de linha com robô); jogo da Glória com robôs, num tabuleiro gigante, onde os robôs iam sendo programados pelos alunos para avançar no jogo.
Os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas. Estas atividades, além de diversificarem as experiências educativas dos alunos e de promoverem e despertarem o gosto e o interesse pela ciência, desenvolvem a sua aptidão para as atividades práticas, valorizam a diversidade de conhecimentos e de experiências e promoveram a troca de conhecimentos e experiências entre alunos de diferentes níveis de ensino.