Desde que iniciou a sua atividade, o Clube Ciência Viva tem vindo a desenvolver atividades na área da sensibilização para o risco sísmico e da compreensão dos fenómenos sísmicos, dirigida a alunos do 1º ciclo do nosso Agrupamento. Além do habitual horário semanal, onde os colegas titulares de turma do 1º ciclo podem inscrever as turmas nas atividades disponibilizadas, este ano letivo, por solicitação das colegas do 4º ano, o Clube disponibilizou mais um horário semanal, para a realização destas atividades.
As atividades realizadas durante o 1º período, foram a "A Terra treme", "A casa treme" e "Porque treme a Terra". A atividade "A Terra treme" foi realizada, por opção das professoras titulares de turma do 1º ano, em sala de aula. Nesta atividade, os alunos assistiram ao visionamento do filme animado didático "Quando a Terra tremer" que aborda os procedimentos a adotar antes, durante e após um sismo ou em caso de alerta de tsunami e realizaram o jogo interativo "Treme Treme" (onde levaram o "Sunami" ou a "Terramota" a adotar os procedimentos corretos a ter antes, durante e após um sismo ou durante um tsunami). Na atividade "A Casa treme", os alunos construíram "edifícios" usando diferentes materiais e testaram a sua resistência aos sismos numa mesa sísmica. Foram também explorados módulos interativos que permitiram aos alunos compreender o efeito dos sismos nas construções ou perceber como reforçar a estrutura de um edifício para torná-lo mais resistente aos sismos. Na atividade "Por que treme a Terra", as diversas turmas de 4º ano tiveram a oportunidade de manipular diversos modelos e maquetes, assim como visualizar animações que os levaram a compreender o motivo pelo qual a Terra treme. De acordo com o feedback das professoras titulares de turma e dos próprios alunos, a atividade serviu para aprofundar alguns conhecimentos e capacidade de abstração dos alunos e permitir uma primeira apropriação de alguns conceitos científicos da sismologia.
Estas atividades, além de proporcionarem aos alunos experiências diversificadas e significativas fora do contexto de sala de aula, pretendem fornecer aos alunos uma compreensão elementar dos fenómenos sísmicos e fomentar neles uma cidadania ativa em matéria de risco sísmico, que conduza à interiorização dos comportamentos corretos a adotar antes, durante e após a ocorrência de um sismo ou de um tsunami, de modo a minimizar os seus efeitos.