AEFP aplica o SELFIE

Terminou no AEFP, mês de março, a aplicação do questionário,  SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]). A SELFIE  é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação.
A SELFIE assenta em trabalho de investigação sólido e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.

A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola.

O AEFP  implementou este estudo/ferramenta, integrando a comunidade de escolas de toda a Europa que estão a utilizar a SELFIE para ajudar a implementar tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem.
Estes resultados serão agora analisados e tratados por elementos da equipa PADDE.
A SELFIE pode ajudar a sua escola a compreender melhor a forma como as tecnologias digitais são utilizadas para apoiar o ensino e a aprendizagem.
A ferramenta SELFIE junta alunos, professores e dirigentes escolares numa reflexão coletiva sobre a utilização das tecnologias. Os resultados obtidos podem responder às questões seguintes:

Em que domínios é a tecnologia utilizada de forma eficiente e em que domínios é possível melhorar?
A escola tem objetivos em matéria de utilização das tecnologias? Se sim, o pessoal e os alunos sabem quais são?
Segundo os professores, que tipo de formação é mais benéfica?
Onde é preciso aplicar os fundos?
A SELFIE pode ajudar uma escola a tomar decisões fundamentadas, revendo e melhorando continuamente a forma como as tecnologias digitais são utilizadas no ensino, na aprendizagem e na avaliação.