O curso contribuiu para o desenvolvimento das nossas competências em língua inglesa, nomeadamente ao nível da comunicação oral e escrita.
Tivemos a oportunidade de explorar estratégias inovadoras para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas junto dos alunos. Foram abordadas metodologias ativas e centradas no aluno, tais como Design Thinking, Project-Based Learning e Collaborative Problem-Solving.
A troca de ideias com a formadora e com colegas de diferentes países foi particularmente inspiradora. O curso proporcionou um ambiente colaborativo muito rico, com recurso ao Padlet, onde reunimos materiais, exemplos de atividades práticas e sugestões de ferramentas digitais para estimular o pensamento criativo. Acreditamos que estas abordagens irão contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais do século XXI e para aumentar o interesse e o envolvimento dos alunos na aprendizagem.
O contexto internacional permitiu conhecer diferentes sistemas educativos e realidades culturais, promovendo uma visão mais aberta e inclusiva sobre a educação.
Para além dos conhecimentos adquiridos, a experiência foi muito gratificante do ponto de vista humano, tendo sido criados laços de amizade e redes de contacto que pretendemos manter no futuro também para o desenvolvimento de projetos eTwinning.
A vertente cultural do curso foi fantástica, possibilitando visitas guiadas à cidade e a degustação da maravilhosa gastronomia italiana.
Em suma, consideramos que esta formação foi uma oportunidade excecional de desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo bastante para a melhoria da nossa prática letiva.