O Clube de Programação e Robótica da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó está no seu segundo ano de atividade. É um clube extracurricular criado no âmbito do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola e dirigido a alunos do 2º ciclo, onde, trabalhando em equipa, os alunos realizam atividades diversas no âmbito da eletrónica, da programação e da robótica, utilizando ferramentas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática), em ambiente multidisciplinar, com vista a desenvolver e integrar competências de diversas áreas, numa perspetiva de "saber fazer".
As atividades desenvolvidas têm permitido a aquisição e/ou o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nas áreas da eletricidade, da eletrónica, da robótica e da programação. Durante o 1º período os alunos construíram pequenos circuitos elétricos e exploraram o funcionamento de alguns componentes elétricos (LED, buzzer, motor, etc.), ainda sem programação. Iniciaram depois a programação por blocos, realizando uma série de desafios de programação com nível de dificuldade crescente (Blockly Games). Finalmente, iniciaram a programação de alguns componentes (LED, Botão de pressão, servomotor, etc.) utilizando programação por blocos (Otto Blockly). No 2º período, os alunos irão aplicar as competências e conhecimentos adquiridos na montagem e programação de um robô bípede (robô Otto). As diferentes peças que constituem a estrutura do robô têm vindo a ser impressas na impressora 3D.
Enquanto projetam, constroem, experimentam, programam, resolvem problemas e efetuam os ajustes necessário com vista à finalidade pretendida, os alunos estão a "aprender fazendo", de forma táctil, isto é, colocando "as mãos na massa", enquanto adquirem e articulam conhecimentos e competências de diversas áreas do saber, promovem diferentes formas de expressão, desenvolvem o seu pensamento computacional e adquirem um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da tecnologia e da engenharia.