Dia 12 de maio de 2023, ainda a pretexto Dia da Europa, recebemos na nossa escola a eurodeputada Margarida Marques.
Foi um encontro de partilha com múltiplos sentidos.
Partilhámos com a Drª Margarida Marques três momentos de agradecimento pelo programa cultural de "aprendizagem imersiva" que proporcionou a um grupo de três professores e vinte e dois alunos da nossa escola (Jovens Embaixadores da União Europeia, dos 10º, 11º e 12ºs anos de escolaridade). A convite da Drª Margarida Marques estivemos em Bruxelas, tendo visitado algumas das instituições da União Europeia em maio de 2022.
Os três momentos de agradecimento foram:
primeiro, uma recordação fotográfica alusiva aos dias 10, 11 e 12 de maio de 2022, visionada ao som do hino da União Europeia ("Hino da Alegria", de Beethoven);
segundo, um momento musical. Dois alunos do 11º CS (Miguel Bernardino e Pedro Cabrita) tocaram, ao vivo, uma música dos Scorpions ("Wind of Change", música de 1990, uma alusão aos "ventos de mudança" na altura: o fim da "guerra fria" e a queda do muro de Berlim);
o terceiro momento foi o visionamento de uma gravação da peça de teatro "DEM-OCR-AC-IA" (esta peça de teatro, encenada pela professora Natália Carmelo, é baseada em excertos do livro de José Saramago "Ensaio sobre a cegueira" e foi empreendida no âmbito do Projeto EPAS – Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu).
Esta foi a nossa singela forma de agradecermos à eurodeputada Margarida Marques.
Depois foi a vez de a nossa convidada nos presentear com a sua partilha de saberes. A sabedoria de quem dedica o seu trabalho na defesa dos valores da União Europeia: Liberdade, Democracia e Estado de Direito, esteve patente nas palavras transmitidas pela eurodeputada Margarida Marques. Todos os presentes puderam absorver ensinamentos de cidadania.
Na parte final do encontro realizado na Biblioteca da nossa Escola, os alunos e professores presentes, tiveram a oportunidade de dirigir perguntas à Drª Margarida Marques. As questões foram esclarecidas e todos aprendemos algo mais... Estes encontros de partilha são formas de exercermos, todos, a nossa cidadania, portuguesa, europeia e de outras nacionalidades: "Unidos na diferença".
"Democracia é respeito e tolerância".