33.ª Campanha Coastwatch 2022-2023 “Oceanos, que futuro?”

No dia 9 de fevereiro, os alunos das turmas C do 8.º ano e do 12.º TAR-CP, estiveram na Praia da Gambôa, em Peniche, durante a manhã, para participarem na 33.ª Campanha Coastwatch 2022-2023 "Oceanos, que futuro?". Durante a tarde, realizaram um percurso pedestre, orientado pela docente Luísa Carvalhinho, apreciando dois pontos turísticos de especial interesse na península de Peniche: Papôa e Ponta do Trovão.

Esta atividade desenvolveu-se no âmbito dos seguintes temas: "Riscos" e "Desenvolvimento Sustentável" (disciplina e projeto de Cidadania e Desenvolvimento - 8.º ano e 12.º TAR-CP), e "Dinâmica do Litoral" (disciplina de Geografia - 8.º ano). Teve como principais objetivos: reconhecer a importância dos oceanos e dos seus recursos para a manutenção da vida na Terra, incentivar os alunos para a tomada de decisões responsáveis e atitudes ponderadas em relação aos oceanos e seus recursos, e reconhecer o Tômbolo de Peniche como um dos principais acidentes do litoral português.

O grupo foi acompanhado, durante toda a manhã, pela Bióloga Carla Pacheco, atualmente a desempenhar funções na Reserva Natural do Paul de Tornada através da "Rede de Professores Coordenadores de Projetos de Educação Ambiental" pelo GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, que mostrou aos alunos no local os problemas que o oceano enfrenta e a necessidade urgente de o proteger.

De salientar, o comportamento correto e a participação ativa de todos os alunos na atividade supracitada.


Luísa Carvalhinho e Márcia Santos (Professoras de Geografia)