Os "Desafios SeguraNet" são disponibilizados às escolas do ensino básico, no âmbito da ação SeguraNet, projeto desenvolvido através do programa da Comissão Europeia "O Mecanismo Interligar a Europa", visando a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os Media na comunidade. O concurso Desafios SeguraNet é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo.
Pretende-se, com estes desafios: alertar os alunos e professores para a relevância das questões relacionadas com a utilização esclarecida, crítica e segura das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet; fomentar o debate de questões relacionadas com a Cidadania Digital; estimular o sentido crítico dos alunos enquanto utilizadores de meios tecnológicos .
O Agrupamento participa, neste ano letivo 2022/2023, pela 6.ª vez consecutiva nestes desafios, a nível do 3.º ciclo do ensino básico e pela segunda vez com o 1º ciclo.
No dia 11 de janeiro foram dinamizadas três sessões de esclarecimento, pelos professores Ana Carvalho e Luís Azóia, em parceria com as professoras titulares das turmas envolvidas: Filomena Diogo, Marilita Lopes e Rita Feliciano. O tema abordado nessas sessões foi "Cibersegurança", tema do Desafio 1.
Em conjunto estes professores estão a desenvolver atividades no âmbito do tema "Cibersegurança", relativas ao desafio lançado pela SeguraNet, com os alunos destas turmas: 2.º A, 3.ºB e 4.ºD
Os alunos demonstraram muito interesse, uma vez que a maioria deles são utilizadores frequentes da Internet. O balanço foi muito positivo e a experiência muito enriquecedora, tanto para os alunos como para os professores.
Os professores dinamizadores