Estas atividade foram dinamizadas com o apoio de alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias (10ºCT1, 11ºCT, 11ºCT-AV e 12ºCT-AV), a quem o Clube agradece a forma empenhada com que conduziram os colegas do 2º ciclo através das diferentes atividades.
Os alunos foram divididos em 5 grupos e depois de uma breve explicação e/ou demonstração do fundamento e/ou do objetivo da atividade por parte dos colegas do ensino secundário, foram convidados a "colocar as mãos na massa" e a realizar as atividades propostas.
As atividades que os alunos tiveram a oportunidade de realizar foram as seguintes: simular a propagação de ondas sísmicas P (longitudinais) e S (transversais) usando molas espirais (slinky) de grandes dimensões e usando "ondas humanas"; construção de "edifícios" usando diferentes materiais e teste da sua resistência aos sismos através da mesa sísmica; exploração de módulos interativos que permitem ver o efeito dos sismos nas construções ou ver como uma modificação simples na estrutura de um edifício o torna mais resistente aos sismos; construção de sismómetros rudimentares e visualização dos "sismos" (vibrações criadas na sala) detetados pelos aparelhos; jogo da Glória com perguntas sobre sismologia.
Os alunos aderiram com entusiasmo a estas atividades. Além de lhes ter sido proporcionada uma experiência significativa fora do contexto de sala de aula, forneceu-lhes também uma compreensão elementar dos fenómenos sísmicos que se espera seja fomentadora de uma cidadania ativa em matéria de risco sísmico.