Uma cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara do Bombarral e o respetivo Vereador da Educação, dos presidentes das juntas das freguesias do Bombarral, dos representantes de entidades parceiras do agrupamento, dos professores e funcionários que todos os dias trabalham para tornar a escola num local melhor. E por fim, como não podia faltar, o diretor do agrupamento, Emanuel Vilaça, a subdiretora, Célia Faria e a restante equipa da direção.
Mais de 500 pessoas estiveram presentes num dos dias mais bonitos e importantes do percurso escolar de qualquer estudante do agrupamento.
Diferente dos anos anteriores fomos surpreendidos por dois colegas nossos, a Matilde Nunes e o Guilherme Correia, que conduziram toda a celebração de forma dinâmica. Expresso o meu desejo que este tipo de iniciativas se tornem numa tradição, pois para além de tornar o ambiente menos pesado e formal, ajuda estes jovem a desenvolver e a aumentar soft skills que são bastante faladas e importantes nos dias de hoje.
O Dia do Diploma é muito mais que apenas uma noite onde os alunos destacados recebem um diploma.
É uma noite onde se destaca os alunos. E não são reconhecidos apenas pelo seu mérito académico, também dá-se valor à criatividade, ao empenho, ao trabalho comunitário, à solidariedade e ao desporto, o que transmite aos estudantes a ideia de que não são só as notas que importam, mas sim todo o esforço nas mais diferentes atividades.
Por experiência própria, posso afirmar que esta celebração marca imenso a vida dos estudantes.
Sentimos que todo o nosso esforço e dedicação foi reconhecido e que as horas de estudo não foram em vão.
Para os mais novos, ver a alegria com que eles chegam nesta noite à escola é de deixar qualquer pessoa de coração cheio. E mais, este dia leva os alunos a ficarem mais entusiasmados e dedicados porque querem receber no ano seguinte um novo diploma.
Para os alunos do secundário, aquela noite faz-nos pensar que todo o esforço valeu a pena e
continuamos a ser incentivados a alcançar ainda melhores resultados. Não é só um pedaço de papel, é a certeza de que estamos a ser apoiados e é reconhecido o nosso trabalho e sacrifício.
Mais que para os estudantes este dia também é de enorme alegria para os pais e familiares que fazem questão de estarem presentes. Eles transbordam de orgulho ao ver o seu filho, irmão, sobrinho ou neto a ser chamado.
Também não nos podemos esquecer dos adultos que com grande coragem decidiram voltar à escola para assim completar o 12º ano. É de elogiar todo o esforço que o agrupamento tem feito de forma a abrir novas oportunidades a estes homens e mulheres.
Por fim deixei os finalistas. E para estes jovens, como é o meu caso, este dia também nos enche o coração. Muitos de nós já não víamos os nossos amigos/colegas desde junho e reencontrarmo-nos ali, no edifício que nos trouxe imensos sorrisos, é de deixar qualquer um emocionado. É a grande despedida da escola que nos viu crescer e amadurecer.
O Dia do Diploma tem sido ao longo dos anos uma noite marcada pela orgulho, pela alegria e pelo convívio. Espero que esta cerimónia continue a ser reconhecida pelos estudantes e que eles a valorizem cada vez mais.
Obrigada professor e diretor Emanuel Vilaça por transmitir aos alunos que o seu esforço, dedicação e empenho será reconhecido e destacado.
Inês Sofia Sousa Miguel
Aluna que concluiu em 21/22 o curso de Ciências Socioeconómicas