Estação sísmica AEFP regista 2 sismos perto do Bombarral

No espaço de 3 dias ocorreram 2 pequenos sismos com epicentros muito próximos, localizados no concelho da Lourinhã, poucos quilómetros a oeste do Bombarral. Ambos os sismos foram registados pela estação sísmica escolar instalada na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (estação AEFP).

O primeiro sismo, um microssismo de magnitude 1.4 (Richter), ocorreu no dia 24 de agosto, pelas 23:46 (hora local) e teve epicentro a 13 km de profundidade, localizado cerca de 6 km a oeste do Bombarral. Este sismo não foi sentido pela população, dada a sua pequena magnitude, sendo apenas registado pelos sismómetros das estações mais próximas da Rede Sísmica do Continente. O registo deste microssismo pela estação AEFP é um feito extraordinário para uma estação sísmica amadora. Foi o sismo de menor magnitude registado até ao momento na estação AEFP (a imagem desse registo pode ser consultada aqui - pequena linha horizontal, cerca das 22:46 UTC).

No dia 27 de agosto, pelas 20:40 (hora local) ocorreu um outro sismo, de magnitude 2.5 (Richter), com epicentro a quatro quilómetros de profundidade, localizado cerca de 6 km a Este-Nordeste da Lourinhã (cerca de 6 km a oeste do Bombarral). Segundo o IPMA, este sismo poderá ter sido sentido por algumas pessoas com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos da Lourinhã e do Bombarral. Um sismo com intensidade III (fraco) pode ser sentido dentro de casa. Os objetos pendentes balançam, sendo a vibração sentida semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a sua duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.

A estação sísmica escolar instalada na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó fez um registo fantástico deste sismo (a imagem desse registo pode ser consultada aqui). A partir da análise do sismograma obtido na estação AEFP, foi determinado o tempo de chegada das ondas P e das ondas S à estação. A diferença entre estes tempos de chegada (cerca de 1.3 s) permitiu estimar (usando exclusivamente o registo da estação AEFP) a distância a que o epicentro se encontra da estação (cerca de 6 km) e a hora a que teve início o sismo (20 h 40 min e 13 s, hora local). Estes valores coincidem com os valores estimados pelo IPMA.

A estação sísmica escolar AEFP integra 3 redes sísmicas (a rede nacional Sismologia na Escola, a rede euromediterrânica EDUMED-Obs e a rede mundial IRIS) e regista regularmente sismos locais ou regionais e alguns sismos globais de maior magnitude. Recentemente, no dia 14 de agosto, fez um registo excelente do sismo de magnitude 4.5 (Richter) que ocorreu no Mar de Marrocos, a cerca de 370 km do Bombarral, e que foi sentido em alguns concelhos do Algarve (a imagem desse registo pode ser consultada aqui).

A estação AEFP pode ser seguida online em tempo real. A imagem do registo da estação AEFP, em tempo real (atualizada a cada minuto), pode ser consultada, por exemplo, aqui.