No dia 24 de junho os alunos do 11º TAR realizaram uma visita de estudo à cidade de Leiria, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, com o objetivo de conhecer o Arquivo Distrital de Leiria e o Museu Municipal daquela cidade.
Durante o período da manhã os alunos ficaram a conhecer a História do Arquivo Distrital e um pouco da sua história. A partir de uma projeção, tomaram conhecimento, entre outros factos, que o mesmo foi fundado em 1916, por um benemérito (Tito Larcher) e que era então designado "Biblioteca Erudita e Arquivo Distrital de Leiria". Depois de sucessivas alterações, quer na sua denominação, quer no espaço de funcionamento, em 1997 foi fixado por decreto o nome pelo qual o conhecemos atualmente e foi instalado definitivamente no edifício no qual se encontra, então inaugurado para o efeito.
Durante esta visita foi possível visitar os depósitos documentais (de documentos diversos, livros e jornais), a sala de restauros e, ainda, observar e manusear alguns dos documentos mais antigos do arquivo, nomeadamente a "Bula das Indulgências de 1496 do Papa Alexandre VI para a construção do Hospital de Caldas da Rainha"; um livro sobre "S. Jerónimo" do ano de 1504, que pertenceu à biblioteca particular da Rainha D. Leonor e que será um dos mais antigos livros impressos da Península Ibérica; o "Foral de Óbidos de 1513" ou ainda um livro de registos de "Baptisados" da "Freguezia do Bombarral" de 1911.
No período da tarde, a turma deslocou-se ao Museu Municipal, para visitar a exposição sobre o território da região desde a era Mesozóica ao período romano, passando ainda por vestígios medievais e do período moderno e, por fim, uma exposição temporária dedicada a artistas leirienses do século XX. Durante este percurso, os alunos foram surpreendidos por uma das peças expostas, um trabalho artesanal elaborado por habitantes da aldeia da Columbeira, no âmbito do projeto "Museu de Aldeia - Columbeira vai ao Museu de Leiria".