Semana UBUNTU

Durante a semana de 4 a 8 de abril, decorreu na nossa escola o projeto Academia de líderes Ubuntu. Ubuntu é uma filosofia de origem africana, que significa “Eu sou porque tu és” e este projeto da academia tem como objetivo trabalhar nas escolas as competências socio-emocionais dos alunos, de forma a os guiar para uma liderança servidora.
Durante estes 5 dias são trabalhados os 5 pilares essenciais neste projeto: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço. Estes pilares são trabalhados ao longo da semana através de vários jogos, visualização de filmes, conversas abertas entre o grupo e trabalhos de equipa.
Acho que este projeto é uma mais valia para toda a comunidade, pois ajuda-nos a perceber certas coisas da nossa vida em geral sobre as quais nunca tínhamos refletido, ajuda-nos a pensar no tipo de líder que queremos ser para a nossa comunidade e também a criar pontes com pessoas que estiveram a conhecer um pouco de nós e da nossa história ao longo da semana.
Foi atribuído a cada participante no início da semana um caderno com a seguinte frase de Mandela: “Tudo parece impossível até que seja feito”, onde cada um podia livremente fazer os seus apontamentos do que achava mais conveniente sobre o dia. No final da semana foi também dada a T-shirt da academia e o certificado de participação.
Por enquanto este projeto foi “restrito” a um total de 30 alunos, mas a intenção é fazer com que o máximo de alunos tenha a possibilidade de experienciar esta semana.

O dia que mais me marcou da semana foi precisamente o 3.º dia, e queria então partilhar aqui 2 das frases que mais me marcaram: 
“Se não consegues ter um milagre, sê um” 
“Não utilizes um penso rápido quando a ferida precisa de sarar”

Francisca Duarte