No recinto escolar da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, os alunos do sexto ano fizeram e trataram uma horta pedagógica e biológica.
Foi com grande entusiasmo que todos aderiram ao projeto proposto e rapidamente começámos a recuperar o espaço que nos foi atribuído para o efeito.
Lemos o almanaque "Borda D'Água", dividimos as tarefas e demos início aos trabalhos: tirámos as pedras, arrancámos as ervas e cavámos e fertilizámos a terra com borras de café e cinza das nossas lareiras.
De seguida, semeámos feijão e batatas. Também plantámos tomateiros, pimenteiros, ervas aromáticas, alfaces, um xuxu, couves e espinafres.
Definimos a nossa escala de rega, mas rapidamente percebemos que tínhamos que agilizar este processo. Então, com a ajuda da nossa professora de Educação Tecnológica, Mafalda Silva, fizemos um pequeno sistema de rega para nos facilitar a tarefa.
De imediato, deparámo-nos com outro problema: como evitar pragas, já que fazíamos questão que a nossa horta fosse biológica. Após uma boa pesquisa, decidimos plantar também algumas flores que, para além de embelezarem a nossa hortinha, afastavam os infestantes.
A primeira vez que apanhámos o nosso feijão-verde foi um dia de grande felicidade. Sentimos que tínhamos cumprido a nossa missão com grande sucesso! E melhor ainda foi comer aqueles saborosos peixinhos da horta que o avô da Beatriz Ferreira fez com o nosso feijão!
Foi incrível vermos os nossos legumes crescer diariamente e perceber que a sustentabilidade é a chave para o futuro.
Turma do 6.º E