Projeto "Teenagers no eTwinning"

Os alunos dos cursos profissionais de 10.º ano do nosso Agrupamento, Turismo Ambiental e Rural, Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Desporto, encontram-se a participar num projeto eTwinning, denominado "Teenagers no eTwinning". São dinamizadoras deste projeto, no AEFP, as professoras Ana Carvalho, Donzília Saturnino, Luísa Carvalhinho e Fernanda Carmelo, sendo uma delas também fundadora do mesmo.

O eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa, contando com mais de 770.000 professores inscritos. Este projeto tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia.

Este projeto pretende estreitar laços de amizade/interesses entre alunos das escolas parceiras. Estão a ser dinamizadas atividades nas áreas que vão ao encontro dos interesses dos alunos (música, leitura, filmes). Este projeto pressupõe um trabalho colaborativo e dinâmico entre alunos e professores, e em encontros online, monitorizados pelos professores intervenientes. Com o projeto pretende-se que os alunos discutam e levantem questões de forma crítica e criativa sobre cada área de interesse que possa vir a ser despertada pelos outros. Desta forma desenvolver-se-ão laços entre alunos e incrementar-se-á a interculturalidade e cultura local.

No dia 7 de outubro e no dia 10 de novembro realizaram-se encontros online entre os professores das escolas dos países envolvidos, Portugal e Turquia, onde foram delineadas estratégias e atividades comuns no âmbito do projeto.

Realizou-se no passado dia 26 de novembro o primeiro encontro online entre estudantes das escolas envolvidas. Participaram do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral, os alunos do curso de Turismo Ambiental e Rural de 10.º ano em conjunto com alunos de três escolas da Turquia:

Halil İbrahim Evren Anatolian High School, Aysel Selahattin Erkasap Social Sciences High School e Aliya İzzetbegoviç Anatolian İmam Hatip High School
. Esta experiência foi bastante enriquecedora para os alunos e professores envolvidos, foi feita a apresentação de cada um e participaram numa atividade interativa/colaborativa, através da plataforma Kahoot, com questões sobre ambos os países. A língua inglesa é a utilizada na colaboração e comunicação.

[Inf. Prof. Ana Carvalho]