Ciclo de Cinema Internacional celebra o Dia Mundial do Cinema

Nos dias 3 e 4 de novembro, a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó transformou-se num espaço de partilha e reflexão com o "Ciclo de Cinema Internacional", promovido pela Mediadora Linguística e Cultural, Alice Senhorinho, em parceria com o Coordenador do Plano Nacional de Cinema (PNC) do Agrupamento, Carlos Vinhais.

A iniciativa, que assinalou o Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), levou os alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário a mergulhar em diferentes realidades culturais através da exibição de curtas-metragens como Migrants; Umbrella; História Trágica com Final Feliz; Lugar em Parte Nenhuma e Estilhaços.

Os filmes abordaram temas como migração, diferença, empatia e inclusão, despertando debates ricos e genuínos sobre a forma como vemos e acolhemos o outro.

O entusiasmo da comunidade educativa foi tal que foram realizadas duas sessões adicionais, demonstrando o impacto e a relevância pedagógica da atividade.

Entre debates e partilhas de testemunhos sobre racismo, bullying, integração e multiculturalidade destacaram-se reflexões como:

"Fazer com que eles não se sintam diferentes, porque eles não são."

"Não somos nós que definimos nem escolhemos a nossa condição física e isso é a única coisa que por vezes não podemos mudar, só podemos definir quem somos, isso é uma escolha nossa."

Mais do que uma celebração do cinema, esta atividade foi um convite à empatia, à aceitação e ao diálogo intercultural, reforçando o papel da escola como espaço de encontro, compreensão e crescimento humano.