VALUES@VET - VIVER OS VALORES EUROPEUS ATRAVÉS DO ENSINO PROFISSIONAL

VIVER OS VALORES EUROPEUS ATRAVÉS DO ENSINO PROFISSIONAL

Dignidade humana. A igualdade. Liberdade. Direitos humanos. Democracia. Estado de direito.

🌍Estes não são apenas ideais escritos em tratados - são valores que devem moldar a nossa vida quotidiana. Mas como é que passamos dos princípios à prática?

O projeto Erasmus+ KA2 "Praticar os valores e as normas europeias no ensino e na formação em EFP" está a abordar esta questão de frente. Liderado por parceiros de 🇸🇮 Eslovénia, 🇧🇪 Bélgica, 🇮🇹 Itália, 🇱🇹 Lituânia e 🇵🇹 Portugal, o projeto está a transformar as escolas  em locais onde os valores da UE não são apenas ensinados - são vividos.

👉Os professores, conselheiros de carreira e orientadores estão a aprender a incorporar a dignidade e a liberdade na orientação profissional, a promover a igualdade na cultura escolar e a utilizar os direitos humanos como uma bússola para as decisões quotidianas.

Para apoiar este processo, o projeto está a desenvolver:

✔️ Orientações e recomendações comportamentais

✔️ Um compêndio de métodos e exercícios baseados em valores

Porque os valores se tornam reais não em discursos ou relatórios - mas em ação:

👩‍🏫 Um professor que utiliza métodos inclusivos.

👨‍🎓 Um aluno que demonstra respeito através da colaboração.

Um professor que defende a acessibilidade e a justiça.

Na Europa de hoje, precisamos de mais do que sensibilização - precisamos de envolvimento. Este projeto visa construir uma sociedade mais inclusiva e democrática a partir do zero. Começando pelas escolas. A começar pelas pessoas.

O que faz para dar vida aos valores no seu trabalho quotidiano?

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ARTIGO DO WEBSITE

VIVER OS VALORES EUROPEUS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Quando falamos dos valores fundamentais da União Europeia - dignidade humana, igualdade, liberdade, direitos humanos, democracia e Estado de direito - podem muitas vezes parecer distantes ou abstractos. Estes princípios, consagrados em documentos oficiais, podem parecer desligados das realidades da vida quotidiana. Mas será que podem ganhar vida através das escolhas quotidianas? É possível não só compreendê-los, mas também experimentá-los e aplicá-los nas nossas rotinas diárias?

Durante a última década, a UE enfrentou desafios crescentes aos seus valores comuns. A evolução registada nalguns Estados-Membros - como as restrições à independência do poder judicial e à liberdade de imprensa, os atrasos na aplicação da legislação em matéria de direitos humanos e de acessibilidade - demonstra que estes valores nem sempre são defendidos ou interpretados de forma universal.

No entanto, os valores ganham significado quando estão presentes na vida das pessoas - nas escolas, nos locais de trabalho e nos contextos comunitários. Este é o princípio orientador do projeto Erasmus+ KA2 "Praticar os Valores e Normas Europeias no Ensino e Formação Profissional", implementado por organizações parceiras da Eslovénia, Bélgica, Itália, Lituânia e Portugal.

O projeto procura transformar os ambientes de ensino e formação profissionais (EFP) em espaços onde os valores europeus são não só ensinados, mas também ativamente praticados. Os professores, conselheiros de carreira e orientadores estão a aprender como a dignidade e a liberdade podem ser integradas no planeamento da carreira e como a igualdade e os direitos humanos podem moldar a cultura escolar e orientar as decisões quotidianas.

Para o efeito, os peritos do projeto estão a desenvolver ferramentas práticas - orientações e recomendações comportamentais, um compêndio de exercícios e métodos bem sucedidos - que ajudarão os profissionais a aplicar conscientemente os valores da UE no seu trabalho. O seu objetivo mais amplo é aumentar a sensibilização, a compreensão e as competências dos professores, formadores e estudantes, ajudando a fomentar a cidadania ativa e contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva e baseada em valores.

Em última análise, os valores tornam-se reais não só através de declarações de decisores políticos ou organizações, mas também através das acções dos indivíduos. Um professor que pratica a igualdade através de métodos de ensino inclusivos. Um aluno que demonstra respeito ouvindo e colaborando com os seus pares. A dignidade não é apenas um princípio - é ajudar alguém mesmo quando ninguém está a ver.

Numa altura em que estes valores são cada vez mais questionados ou contestados, o que mais importa não é a forma como são escritos, mas sim como são vividos - em comunidades onde a liberdade está enraizada na dignidade e a igualdade permite que todos prosperem como pessoas autênticas.

Rasa Noreikyte, 🇱🇹 Lithuania


🌍 BRINGING EUROPEAN VALUES TO LIFE THROUGH VOCATIONAL EDUCATION 🇪🇺

Human dignity. Equality. Freedom. Human rights. Democracy. Rule of law.
These aren't just ideals written in treaties — they are values that should shape our daily lives. But how do we turn principles into practice?

The Erasmus+ KA2 project "Practicing European Values and Norms in Teaching and Training in VET" is tackling this question head-on. Led by partners from 🇸🇮 Slovenia, 🇧🇪 Belgium, 🇮🇹 Italy, 🇱🇹 Lithuania, and 🇵🇹 Portugal, the project is transforming VET schools into places where EU values are not only taught — they are lived.

👉 Teachers, career counsellors, and coaches are learning to embed dignity and freedom into career guidance, to foster equality in school culture, and to use human rights as a compass for everyday decisions.

To support this, the project is developing:
✔️ Behavioural guidelines and recommendations
✔️ A compendium of value-based methods and exercises

Because values become real not in speeches or reports — but in action:
👩🏫 A teacher using inclusive methods.
👨🎓 A student showing respect through collaboration.
🫱 A coach who stands up for accessibility and fairness.

In today's Europe, we need more than awareness — we need engagement. This project is about building a more inclusive, democratic society from the ground up. Starting with schools. Starting with people.

💬 What do you do to bring values to life in your everyday work?

#EUValues #EuropeanUnion #StrongerTogether #ErasmusPlus #ValuesAtVET #VocationalEducation #VETeducation #CelebrateEurope #EUVET #Diversity #Inclusion #Respect #UnityInDiversity #TogetherForEurope

 

WEBSITE ARTICLE

BRINGING EUROPEAN VALUES TO LIFE THROUGH VOCATIONAL EDUCATION

When we speak of the core values of the European Union – human dignity, equality, freedom, human rights, democracy, and the rule of law – they may often seem distant or abstract. These principles, enshrined in official documents, can feel disconnected from the realities of daily life. But can they come to life through everyday choices? Is it possible not only to understand them but to experience and apply them in our daily routines?

Over the past decade, the EU has faced growing challenges to its shared values. Developments in some member states – such as restrictions on judicial independence and press freedom, delays in implementing human rights and accessibility legislation – underscore that these values are not always universally upheld or interpreted.

Yet values gain meaning when they are present in people's lives – in schools, workplaces, and community settings. This is the guiding principle of the Erasmus+ KA2 project "Practicing European Values and Norms in Teaching and Training in VET" implemented by partner organisations from Slovenia, Belgium, Italy, Lithuania and Portugal.

The project seeks to transform vocational education and training (VET) environments into spaces where European values are not only taught but actively practiced. Teachers, career counsellors, coaches are learning how dignity, freedom can be embedded in career planning, and how equality and human rights can shape school culture and guide everyday decisions.

To support this, the project' experts are developing practical tools – behavioural guidelines and recommendations, a compendium of successful exercises and methods – that will help professionals consciously apply EU values in their work. Its broader aim is to enhance awareness, understanding, and skills among teachers, trainers, and students – helping to nurture active citizenship and contribute to shaping a more inclusive, value-based society.

Ultimately, values become real not only through declarations by policy makers or organizations, but through the actions of individuals. A teacher who practices equality through inclusive teaching methods. A student who shows respect by listening and collaborating with their peers. Dignity is not just a principle – it is helping someone even when no one is watching.

At a time when these values are increasingly questioned or contested, what matters most is not how they are written, but how they are lived – in communities where freedom is rooted in dignity, and equality empowers everyone to thrive as their authentic selves.

Rasa Noreikyte, 🇱🇹 Lithuania