Paleontólogos por um dia... do campo ao laboratório.

No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) - "Segredos bem guardados em cantos da nossa Terra", os alunos do 7.º ano participaram numa saída de campo à Praia Azul e numa visita, com atividade prática, ao Laboratório de Paleontologia da Sociedade de História Natural em Santa Cruz - Torres Vedras. 

A atividade decorreu nos dias 28, 29 e 30 de abril, com a participação de duas turmas em cada dia, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e Português. Teve como objetivos principais: desenvolver e complementar diversas Aprendizagens Essenciais destas disciplinas de forma articulada; dar a conhecer aos alunos o território do Geoparque Oeste, onde a sua escola se insere; promover a aprendizagem fora da sala de aula e novas situações de aprendizagem; contribuir para uma melhor compreensão da importância do conhecimento científico e dos processos ligados à atividade científica e promover a educação para a conservação do património natural e científico e para a sustentabilidade.

Ao longo da saída de campo os alunos, acompanhados pelos docentes das disciplinas e pelo paleontólogo Bruno Camilo, da Sociedade de História Natural (SHN), puderam observar in situ camadas rochosas e outros elementos caraterísticos de uma paisagem geológica sedimentar de zona costeira, assim como, o registo fóssil e algumas deformações nas rochas, estudados na disciplina de Ciências Naturais. Observaram pegadas de dinossauros e uma jazida com fósseis da espécie Myophorella lusitanica, animais extintos que viveram naquele local há mais de 150 milhões de anos.

O percurso realizado permitiu ainda, no âmbito dos conteúdos estudados na disciplina de Geografia, observar formas de relevo do litoral, nomeadamente a praia, arribas e respetivas plataformas de abrasão. De igual modo, foi possível caminhar sobre os passadiços construídos sobre as dunas e no final do percurso observar a foz do rio Sizandro. 

No Laboratório de Paleontologia da SHN, os alunos foram "paleontólogos por um dia". Observaram vários fósseis de ossos de dinossauros, grandes gigantes do passado do nosso planeta, mas também de dinossauros de muito pequenas dimensões e fósseis de microinvertebrados. Mas o que realmente os entusiasmou, foi poderem experimentar uma parte do trabalho realizado pelos paleontólogos na limpeza e tratamento de fósseis de ossos de dinossauros e de carapaças de tartaruga, pondo as "mãos na massa" e utilizando materiais como canetas de ar comprimido.

Na sala de aula os alunos vão, na disciplina de Português, elaborar notícias sobre este dia de aulas diferente, mostrando o que aprenderam na atividade e aplicando o vocabulário adequado ao contexto.

Para o sucesso desta atividade foi preponderante o trabalho da Sociedade de História Natural, na orientação dos alunos em campo e no seu laboratório, assim como, a Câmara Municipal do Bombarral, no transporte de todos os alunos nos três dias de atividades.


As professoras 

Ana Mafalda Cunha, Anabela Vieira, Bibiana Gonçalves, Corina Melo, Filipa Silva.