Viva a Ciência

Ao longo da Semana do Agrupamento, o Clube Ciência Viva voltou a promover um conjunto de atividades lúdicas dirigidas a todos os alunos do 2º ciclo. Estas atividade foram dinamizadas com o apoio dos alunos do 10ºCT e do 11ºCT, a quem o Clube agradece a forma empenhada com que conduziram os colegas do 2º ciclo através das diferentes atividades.

As sessões tiveram a duração de 90min, ao longo dos quais os alunos, divididos em 5 grupos, "colocaram as mãos na massa" em diferentes atividades, de forma a realizarem as várias e diversificadas atividades e desafios propostos.

Numa das atividades, usando placas Micro:bit, os jovens programadores colocaram um "coração a bater" (imagem do coração a piscar), construíram um dado eletrónico (que gera aleatoriamente um número entre 1 e 6, ao ser agitado), "teletransportaram" um "sorriso" de uma placa para outra (envio da imagem entre placas), programaram e brincaram ao "Pedra, papel ou tesoura" e (para os mais destemidos), programaram uma calculadora básica. Numa outra atividade, os alunos construíram "Robôs Picasso" (usando materiais simples, como um copo, um motor, uma pilha, marcadores e alguns adereços) que rabiscaram valiosos "Picassos" durante o seu movimento. Num outro conjunto de atividades, os alunos experimentaram a "força" do vácuo, ferveram água num vulgar copo de papel (sem este arder!) e construíram pilhas "caseiras" que usaram para fazer funcionar uma calculadora e diferentes relógios (incluindo um grande relógio de parede). Tocaram ainda melodias num "teclado" sensível ao toque e observaram hologramas e um conjunto de ilusões óticas 3D (em que os objetos e as suas imagens no espelho são diferentes e até têm cores diferentes!). Noutra atividade, os alunos fizeram e observaram ao microscópio ótico preparações temporárias de células vegetais (cebola roxa, banana, tomate, pétalas de sardinheira). Usando um microscópio digital LED, observaram também imagens (num tablet ligado ao microscópio) de diversas preparações definitivas de células procarióticas e eucarióticas. Por último, noutra mesa os alunos construíram um brinquedo (uma "borboleta voadora" ou um "pintainho de sopro"), que levaram consigo, como recordação da sua passagem pelas atividades do Clube Ciência Viva.

À semelhança de outras atividades do género que o Clube Ciência Viva tem promovido, a maioria dos alunos aderiu com entusiasmo, tendo sido difícil "arrancar" alguns deles da sala Clube no final do tempo previsto para as atividades. Estas atividades, além de diversificarem as experiências educativas dos alunos e de promoverem e despertarem o gosto e o interesse pela ciência e pela tecnologia, desenvolvem a sua aptidão para as atividades práticas, valorizam a diversidade de conhecimentos e de experiências e promovem a troca de conhecimentos e de experiências entre alunos de diferentes níveis de ensino.