À descoberta de... em cantos

No dia 31 de março, durante a Semana do Agrupamento, as turmas do 9º ano foram "À descoberta de... em cantos" da Biologia, da Físico-Química e da Robótica/STEM, através da realização de um conjunto de atividades de caráter lúdico nestas áreas. Estas atividades foram dinamizadas pelos professores Idalino Faísca e Madalena Capinha, com a colaboração dos alunos do 11ºCT, a quem os docentes agradecem a forma empenhada com que promoveram o lado lúdico da ciência junto dos colegas do 9ºano.

Cada turma teve a oportunidade de inscrever-se em 2 sessões diferentes, com a duração de 45 min cada (Biologia/Físico-Química e Robótica/STEM). As atividades nas áreas da Biologia e da Físico-Química foram realizadas nos laboratórios (salas C104 e C105) e as atividades de Robótica/STEM tiveram lugar nas mesas do corredor junto a estes laboratórios. 

No sala dedicada às atividades de Físico-Química, os alunos resolveram vários desafios relacionados com o equilíbrio de corpos, com a densidade e com a flutuabilidade e experimentaram diversos dispositivos que usam conceitos de física no seu funcionamento, como um motor elétrico de construção "caseira", potentes eletroímanes ou um pêndulo "magnético", entre outros. Tiveram ainda a oportunidade de ver pequenos filmes usando imagens fixas (ilusão de movimento com base na persistência da visão, com um zootrópio e um taumatrópio) e de observar hologramas. Puderam também experimentar a "força" do vácuo, pressionar um balão contra uma cama de pregos (sem que este rebente) e ferver água num vulgar copo de papel, sem este arder! Construíram ainda pilhas "caseiras" que usaram para fazer funcionar uma calculadora e diferentes relógios (incluindo um grande relógio de parede). 

No laboratório de Biologia, os alunos fizeram e observaram preparações temporárias de células vegetais (cebola roxa, banana, tomate, pétalas de sardinheira), assim como observaram diversas preparações definitivas de células procarióticas e eucarióticas, e identificaram pigmentos fotossintéticos a partir de cromatografias de alfaces e acelgas de diversas cores.

Nas atividades de Robótica/STEM, os alunos do 9ºano (bem como alunos de outros anos e alguns professores que por lá passaram), puderam medir a aceleração gravítica ou a velocidade do som e participar em alguns jogos eletrónicos como a "Memória colorida", "Nervos de aço", baseados em Arduino, ou o "Jogo da Reação", usando uma placa Micro:bit. Tiveram  ainda a oportunidade de resolver um labirinto 3D, movimentado o tabuleiro com um joystick e de conhecer e experimentar 3 diferentes robôs: Escornabot (que programaram para seguir um percurso simples), Otto (que observaram fazer diferentes movimentos, sons e imagens) e robôs Micro:bit 2WD (que controlaram remotamente, usando uma outra placa Micro:bit). Para algumas destas atividades foram usados equipamentos do Clube Ciência Viva, um dos quais (robôs Micro:bit 2WD) foi construído pelos alunos do Clube de Programação e Robótica.

As turmas que participaram nestas atividades mostraram muito interesse pelas mesmas. Estas atividades, além promoverem a literacia científica, de despertarem o gosto e o interesse pela ciência e pela tecnologia, de diversificarem os conhecimentos dos alunos e de lhes proporcionarem experiências de aprendizagem diferentes e diversificadas, promovem a troca de conhecimentos e de experiências entre alunos de diferentes níveis de ensino, proporcionando uma melhor preparação na transição entre ciclos.