Robôs na sala de aula

A tecnologia usada em contexto de sala de aula é um instrumento muito poderoso, quer como abordagem diferenciadora, quer como um veículo facilitador da aprendizagem. Em particular, o uso da robótica pode desempenhar um papel crucial no estudo da física, uma vez que os robôs permitem que os alunos experimentem e observem diretamente conceitos fundamentais da física como repouso, movimento, trajetória ou rapidez. Ao programar e manipular robôs, os alunos podem visualizar a aplicação prática dos conceitos, tornando a sua compreensão mais profunda, intuitiva e significativa. A robótica torna ainda a aprendizagem mais motivadora, incentivando a curiosidade e a criatividade dos alunos.

Neste contexto, os professores de Física e Química do 9º ano, realizaram uma atividade experimental usando a robótica como meio de melhorar a aprendizagem dos conceitos de trajetória, movimentos relativos, distâncias, tempos e rapidez média.

Os alunos mostraram-se muito recetivos à utilização da robótica em contexto de sala de aula e realizaram a atividade com entusiasmo. Para a realização desta atividade os alunos tiveram à sua disposição robôs programáveis disponibilizados pelo Clube Ciência Viva.


Os Professores de Físico-Química.