O Clube de Programação e Robótica da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó está no seu terceiro ano de atividade. Os alunos inscritos neste clube extracurricular, aberto a alunos do 2º ciclo, com dois horários semanais, um para alunos do 5º ano e outro para alunos do 6º ano, realizaram diversas atividades no âmbito da programação e da robótica, utilizando ferramentas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática). Estas atividades têm permitido a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos, saberes e competências nas áreas das ciências, das tecnologias, da engenharia e da matemática.
Durante o 1º período, nas sessões dirigidas a alunos do 5º ano, estes construíram pequenos circuitos elétricos e exploraram o funcionamento de alguns componentes elétricos (LED, buzzer, motor, etc.), ainda sem programação. Iniciaram depois a programação por blocos, realizando uma série de desafios de programação com nível de dificuldade crescente (Blockly Games). Finalmente, fizeram a programação de alguns componentes (LED, buzzer, matriz de LEDs, sensor de ultrassons, etc.) utilizando programação por blocos (Otto Blockly). O objetivo é aplicar as competências e os conhecimentos adquiridos na montagem e programação de um robô bípede (robô Otto), cujas peças estruturais usadas na sua construção foram impressas na impressora 3D do Clube.
Nas sessões dirigidas a alunos do 6º ano, foi dada continuidade ao trabalho realizado no final do ano letivo passado, usando a placa BBC Micro:bit (programação usando a plataforma de simulação e de programação Microsoft MakeCode). Tendo já explorando diversos sensores e atuadores integrados nas placas (botões, matriz de LEDs, buzzer, sensor de toque, sensor de luz, sensor de som, sensor de temperatura, acelerómetro, giroscópio, módulo rádio), os alunos aprofundaram a programação de alguns destes módulos com vista ao controlo de um robô. Depois, iniciaram a construção dos robôs (usando peças estruturais impressas na impressora 3D) e programaram diversas formas de interação com os mesmos. Para controlar remotamente os robôs, os alunos usaram uma outra placa Micro:bit (controlo por rádio) e o smartfone (controlo por Bluetooth). Alguns destes robôs, programados pelos alunos, foram usados nas atividades de final de período do Clube Ciência Viva.
As atividades realizadas proporcionaram aos alunos a aquisição e a articulação de conhecimentos, saberes e competências de diversas áreas, promoveram diferentes formas de expressão e contribuíram para desenvolver o seu espírito crítico, o seu pensamento computacional, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipa. Ao projetar, construir, experimentar, programar, refletir sobre o trabalho realizado, resolver problemas e efetuar os ajustes necessários, os alunos estão a "aprender fazendo", de forma ativa e significativa, enquanto adquirem um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da tecnologia e da engenharia.