O Clube de Programação e Robótica da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó concluiu o seu segundo ano de atividade. Os alunos inscritos neste clube extracurricular, criado no âmbito do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola, aberto a alunos do 2º ciclo, realizaram diversas e variadas atividades no âmbito da programação e da robótica, utilizando ferramentas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática). Estas atividades têm permitido a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos, saberes e competências nas áreas das ciências, das tecnologias, da engenharia e da matemática.
Durante o 1º período os alunos construíram pequenos circuitos elétricos e exploraram o funcionamento de alguns componentes elétricos (LED, buzzer, motor, etc.), ainda sem programação. Iniciaram depois a programação por blocos, realizando uma série de desafios de programação com nível de dificuldade crescente (Blockly Games). Finalmente, fizeram a programação de alguns componentes (LED, botão de pressão, servo motor, etc.) utilizando programação por blocos (Otto Blockly).
No 2º período, os alunos aplicaram as competências e os conhecimentos anteriormente adquiridos na montagem e programação de um robô bípede (robô Otto), cujas peças estruturais usadas na sua construção foram impressas na impressora 3D do Clube. Os alunos montaram as diversas peças do robô, fizeram as ligações dos vários componentes (servo motores, bateria, interruptor, buzzer, matriz de LEDs, sensor de ultrassons) e testaram o funcionamento dos mesmos. Finalmente, depois de tudo montado e testado, puderam "brincar" com o robô, programando-o (usando programação por blocos Otto Blockly) para executar diferentes tarefas. Entre outras atividades, os alunos fizeram o robô executar diversos movimentos (andar e dançar), produzir diferentes sons e melodias, expressar variadas emoções (combinação de sons e emojis) e interagir com o meio ambiente (por ex., desviar-se de obstáculos ou seguir a nossa mão).
Durante o 3º período os alunos trabalharam com a placa BBC Micro:bit usando a plataforma de simulação e programação Microsoft MakeCode. Os alunos começaram por explorar o ambiente de programação e simulação da plataforma MakeCode, usando o seu simulador online. Sem necessidade de uma placa física, programaram a placa Micro:bit virtual do simulador e interagiram com a mesma. Depois, iniciaram a programação de placas físicas, explorando os diversos sensores e atuadores integrados nas placas (botões, matriz de LEDs, buzzer, sensor de toque, sensor de luz, sensor de som, sensor de temperatura, acelerómetro, giroscópio, módulo rádio). Finalmente, usando um módulo de expansão, ligaram dispositivos externos à placa Micro:bit (LED, LED RGB, motor servo, potenciómetro, ecrã LCD, sensor de ultrassons), e programaram a placa para interagir com estes dispositivos. Desta forma, foi possível, por exemplo, fazer um contador de passos, medir a temperatura ou o nível de luz ambiente, acender ou apagar um LED agitando a placa ou batendo palmas, enviar dados de uma placa para outra, controlar a velocidade e direção de rotação de um motor ou medir a distância a um objeto e apresentá-la num ecrã.
As atividades realizadas proporcionaram aos alunos a aquisição e a articulação de conhecimentos, saberes e competências de diversas áreas, promoveram diferentes formas de expressão e contribuíram para desenvolver o seu espírito crítico, o seu pensamento computacional, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipa. Ao projetar, construir, experimentar, programar, refletir sobre o trabalho realizado, resolver problemas e efetuar os ajustes necessários ao fim em vista, os alunos estão a "aprender fazendo", de forma ativa e significativa, enquanto adquirem um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da tecnologia e da engenharia.