Ciência & Companhia (Clube Ciência Viva)

O projeto "Ciência & Companhia" do Clube Ciência Viva chegou ao fim de mais um ano de atividades, durante o qual foram dinamizadas diversas atividades experimentais, sala do Clube Ciência Viva da escola sede do Agrupamento, para os alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo, contando com a participação dos docentes titulares de turma do 1º Ciclo. As atividades programadas tiveram em conta as competências a desenvolver na área de Estudo do Meio dos Programas do 1º ciclo.

O Clube disponibilizou vários horários semanais onde os colegas titulares de turma do 1º ciclo inscrevem as turmas nas atividades que foram sendo disponibilizadas ao longo do ano. Durante o 1º período, as turmas do 1º ciclo que se deslocaram à sala do Clube, realizaram atividades sobre a flutuação de corpos, a dissolução de materiais e a propagação do som. No 2º período foram realizadas 2 atividades sobre eletricidade (circuitos elétricos; bons e maus condutores). No 3º período foram realizadas 4 atividades sobre ímanes (3º ano), foi construído e explorado um taumatrópio, foi feita uma atividade sobre a permeabilidade dos solos e foi simulada a erupção de um vulcão explosivo (4º ano). 

Nestas atividades, os alunos foram agrupados em pequenos grupos, receberam um protocolo experimental que foi lido e analisado em conjunto de forma a identificar o problema/situação a investigar. Em seguida, os alunos realizaram o procedimento experimental, tendo sido dada prioridade ao seu envolvimento na execução das tarefas. As atividades terminaram sempre com a discussão dos resultados e as conclusões feitas pelo grupo, com a orientação dos docentes do Clube e respetivos professores titulares.

O projeto "Ciência & Companhia" tem proporcionado aos alunos um reforço da componente científica desde os primeiros anos de ensino, fomentadora da curiosidade, do gosto pela ciência e da literacia científica. A realização de atividades experimentais com a orientação de protocolos, proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências importantes nos ciclos seguintes de ensino, como a capacidade de concentração, de observação, de manuseamento de diversos materiais, de trabalho em equipa e de autonomia na reflexão e discussão de resultados experimentais.