"TREVAS, LUZ, TREVAS" é o nome do exercício performativo apresentado por doze alunos que integram o grupo de Teatro EPAS do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó. Após várias semanas de ensaios, a estreia teve lugar no dia 25 de abril de 2024, no Teatro Eduardo Brazão, pelas 21h30.
Trata-se de uma criação e encenação de Rui Viola, com a colaboração das professoras Maria do Céu Coito e Natália Carmelo. A parte técnica esteve a cargo de António Tojal e Adolfo Pereira. Esta performance visa chamar a atenção para a possibilidade de um retrocesso da democracia, caso o povo não esteja vigilante. Mostra o regime opressivo e a violência existente antes do 25 de abril; os sentimentos de alegria e de liberdade que resultaram da revolução dos cravos e do derrube do regime; e, na parte final, a inquietação do tempo atual, em que assistimos ao ressurgimento de ideias que ameaçam a democracia em todo o mundo.
Os nossos alunos/atores foram incansáveis e desempenharam de forma profissional o seu papel!
Esta performance será apresentada no dia próximo dia 30 de abril aos alunos do Agrupamento, e, mais tarde, nos dias 16 e 17 de maio, em Coimbra, no V Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu).