Decorreu de 8 a 17 de abril a 4.ª Edição, do curso 2 - Cidadania digital, da Academia Digital para Pais, dando a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais.
Na Academia Digital para Pais apoia-se a formação de adultos, pais com curiosidade e empenhados em saber mais sobre esta nova realidade da digitalização.
Com esta iniciativa pretende-se continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos seus educandos e ainda lhes faculte ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.
A DGE, ao associar-se à E-Redes, na promoção da "Academia Digital para Pais", reconhece nesta iniciativa uma importante ferramenta não só para a capacitação digital das famílias, mas também para o seu envolvimento pleno no Plano de Transição Digital da Educação.
Este curso teve a participação da psicóloga do AEFP, Andreia Perdigão; da psicóloga Marina Catarino e da enfermeira Sílvia Santos, da equipa de saúde escolar e unidade de cuidados na comunidade Bombarral/Peniche, que enriqueceram de uma forma notável as sessões e o conhecimento dos pais, abordando e debatendo temas como as aproximações abusivas e os perigos da Internet.
Um agradecimento muito especial aos formandos (pais) envolvidos e aos formadores, alunos e professores que, voluntariamente, aceitaram o desafio de dinamizar este curso: Bianca Gonçalves, Laura Patrício, Francisco Almeida, Francisco Ferreira, Matilde Silva, Mariana Lage, Maria Rita Silva, Maurício Mineiro, Maurício Padilha, Simão Teixeira e Solange Ribeiro, todos a frequentar o 12.º ano de escolaridade; os professores Ana Carvalho, Emanuel Vilaça e Luís Azoia; psicóloga do AEFP, Andreia Perdigão; psicóloga Marina Catarino e enfermeira Sílvia Santos, da equipa de saúde escolar e unidade de cuidados na comunidade Bombarral/Peniche.