Durante a Semana do Agrupamento, o Clube Ciência Viva promoveu um conjunto de atividades lúdicas dirigidas a todos os alunos do 2º ciclo. Estas atividade foram dinamizadas com o apoio dos alunos de Física e Química A das turmas 10ºCT e 11ºCT1 e dos alunos de Física do 12ºCT e do 12ºCT-AV, a quem o Clube agradece a forma empenhada com que conduziram os colegas do 2º ciclo através das diferentes atividades.
Os alunos tinham à sua espera cinco conjuntos de atividades, jogos e desafios que foram efetuando ao longo da sessão de 90 min. Realizando tarefas individualmente, em grupo ou competindo com os colegas, os alunos "colocaram as mãos na massa" em diferentes atividades, de forma a realizarem as várias e diversificadas atividades, jogos e desafios propostos.
Entre as atividades que os alunos tiveram oportunidade de realizar contavam-se diferentes jogos eletrónicos ("Jogo da reação", "Nervos de aço", "Sequência colorida" e "Labirinto"), a montagem de um pequeno robô grilo e atividades simples de iniciação à programação e robótica (programação de um robô com a placa Micro:bit, usando o Microsoft MakeCode: robô seguidor de linha e/ou robô evita obstáculos; programação de um robô bípede (que anda/dança e produz sons e emoções), usando blocos (Otto Blockly); programação do robô Escornabot (usado no 1º ciclo), recorrendo a programação gráfica por blocos (Otto Blockly) e a uma aplicação de telemóvel; controlo do movimento de um robô por Bluetooth, usando uma aplicação de telemóvel). Realizaram ainda diferentes atividades e desafios relacionados com a tensão superficial e a capilaridade (Arco-íris de capilaridade, Explosão de Cores - Tensão superficial, Flores Mágicas - Capilaridade e dissolução e Poder do Sabão da água) e de física divertida (funcionamento de eletroímanes, de motores elétricos e de diferentes altifalantes, todos de construção "caseira"; atividades de eletrostática; ouviram música através dos dentes e observaram a transmissão de som através de um feixe de luz, quer pelo ar, quer através de um cabo de fibra ótica).
À semelhança de outras atividades do género que o Clube Ciência Viva tem promovido, a maioria dos alunos aderiu com entusiasmo, tendo sido difícil "arrancar" alguns deles da sala Clube no final do tempo previsto para as atividades. Estas atividades, além de diversificarem as experiências educativas dos alunos e de promoverem e despertarem o gosto e o interesse pela ciência, desenvolvem a sua aptidão para as atividades práticas, valorizam a diversidade de conhecimentos e de experiências e promovem a troca de conhecimentos e de experiências entre alunos de diferentes níveis de ensino.