Na quinta-feira, dia 21 de março, durante a Semana do Agrupamento, houve "Ciência Divertida", um conjunto de atividades de caráter lúdico, nas áreas da Química, da Física e da Biologia, dirigidas às turmas do 9º ano. Estas atividades foram dinamizadas pelos professores Alda Ceia, Idalino Faísca e Madalena Capinha, com a colaboração dos alunos de Física e Química A das turmas 10ºCT e 11ºCT1 e dos alunos de Química do 12ºCT, a quem os docentes agradecem a forma empenhada com que estes promoveram o lado lúdico da ciência junto dos colegas do 9ºano.
Em cada sessão, com a duração de 90 min, os alunos da turma (divididos em três grupos) passaram por cada um dos laboratórios onde os aguardava um conjunto diversificado de atividades lúdicas e divertidas de química, física e biologia.
Nas atividades de Química, os alunos foram convidados a "doar sangue"; a preparar uma "coca-cola"; a sentir as diferentes sensações de "uma massa estranha…"; a fazer um vulcão; a fazer um "pega"; a verificar que dois metais e coca-cola produzem energia elétrica; a conseguir com um sopro "mudar a cor"; a fazer diversas reações químicas que exibiam diferentes cores; a aprenderem como podem fazer um indicador ácido-base e ainda a verificar o efeito do detergente sobre a gordura.
No laboratório dedicado às atividades de Física, os alunos resolveram vários desafios de física relacionados com o equilíbrio de corpos e com a eletricidade estática (equilibraram diferentes objetos de formas que parecem desafiar a física; fizeram levitar pequenos objetos e movimentaram uma lata de refrigerante e pequenas bolas de esferovite sem lhe tocarem) e experimentaram diversos dispositivos que usam conceitos de física no seu funcionamento, como motores elétricos de construção "caseira", potentes eletroímanes e altifalantes estranhos (um disco rígido, um pequeno motor elétrico ou um íman sobre um pedaço de fio enrolado permitem ouvir uma música do telemóvel!). Tiveram ainda a oportunidade de fazer parte de um circuito elétrico humano, de ouvir música através dos dentes (!), de observar a transmissão de som através de um feixe de luz (quer pelo ar, quer através de um cabo de fibra ótica com vários metros de comprimento) e de ver um pequeno filme com imagens fixas (ilusão de movimento com base na persistência da visão, usando um zootrópio e um taumatrópio).
No laboratório de Biologia "Ciência Divertida" os alunos participaram em várias atividades, entre as quais, fazer e observar preparações temporárias de células vegetais (cebola roxa, banana, tomate), identificar pigmentos fotossintéticos a partir de cromatografias de acelgas de diversas cores, extração de DNA Vegetal, observação de angiospérmicas (constituição da flor e as partes reprodutivas) à lupa, assim como de preparações definitivas e visualizar a translocação em cravos brancos inseridos em água com corante alimentar vermelho.
As turmas que participaram nestas atividades mostraram muito interesse pelas tarefas que lhes foram propostas. Estas atividades, além promoverem a literacia científica, de despertarem o gosto e o interesse pela ciência, de diversificarem os conhecimentos dos alunos e de lhes proporcionarem experiências de aprendizagem diferentes e diversificadas, promovem a troca de conhecimentos e de experiências entre alunos de diferentes níveis de ensino, proporcionando uma melhor preparação na transição entre ciclos.