No dia 18 de janeiro, no âmbito das disciplinas de Economia A e de História B, as turmas do 10º e 11º de ciências socioeconómicas, foram em visita de estudo, ao Museu do Dinheiro, da parte da manhã, e ao Museu da Carris da parte da tarde.
Os museus são sempre um lugar de vivência coletiva, território de reflexão e experimentação de relações com o património cultural.
No Museu do Dinheiro os alunos participaram em várias atividades interativas, constaram a importância da moeda como intermediário das trocas, permitindo o desenvolvimento do comércio e a maior satisfação de necessidades, o desenvolvimento da banca, a dinamização do comércio internacional, através de meios de pagamento aceites por todos. A evolução da moeda desde uma simples mercadoria, passando pela moeda metálica em metais preciosos, até ao papel-moeda e a sua desmaterialização atual.No Museu da Carris os alunos puderam constatar o aparecimento dos transportes públicos na capital e a sua evolução tecnológica associada à expansão e morfologia de Lisboa, tendo tido a oportunidade de entrar em vários transportes em exposição como andar num elétrico restaurado evocativo de tempos passados.
Prof. Cristina Sousa