Desafios Seguranet, participação do AEFP

O AEFP participa, pelo 7º ano consecutivo, nos Desafios Seguranet. O projeto SeguraNet é desenvolvido através do programa da Comissão Europeia "O Mecanismo Interligar a Europa", visando a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os Media na comunidade educativa. O concurso Desafios SeguraNet é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas aprendizagens da disciplina.

Este projeto tem como objetivos promover a navegação segura, crítica e esclarecida na Internet e dos dispositivos móveis; despertar o gosto e motivação por projetos dentro e fora da escola e por esta área específica de conhecimento; diversificar as experiências educativas e contribuir para a centralização da aprendizagem no aluno e como consequência na sua missão de construtor do seu próprio conhecimento, inerentes ao Perfil de Aluno centrado em competências a adquirir/construir ao longo da escolaridade obrigatória.

No âmbito deste projeto foi promovida, em janeiro, uma sessão de sensibilização às turmas do 1.º ciclo, 3.º A e C, sobre o tema Fake News. Os alunos estão a desenvolver, com o apoio das respetivas professoras titulares de turma, os respetivos trabalhos na temática do desafio 1: "Os Pinóquios das notícias". Os alunos do 2.º e 3.º ciclo participam, na disciplina de TIC, tendo até ao momento participado no Desafio 1: "Notícias falsas: os alertas da desinformação" e no desafio 2: "Sim à Paz, Não à Violência: O direito de desligar. O Discurso de Ódio Online".

Estes Desafios são lançados, pela SeguraNet, ao longo do ano letivo 2023/24 e são dinamizados no AEFP pelos professores: Ana Carvalho, António Costa, Cláudia Simões, Luís Azoia, Marilita Lopes e Patrícia Lopes.

Pretende-se, com estes desafios: alertar os alunos e professores para a relevância das questões relacionadas com a utilização esclarecida, crítica e segura das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet; fomentar o debate de questões relacionadas com a Cidadania Digital; estimular o sentido crítico dos alunos enquanto utilizadores de meios tecnológicos .