Semana Ciência Viva (Clube Ciência Viva)

Durante as manhãs da última semana de aula do 1º período o Clube Ciência Viva promoveu um conjunto de atividades lúdicas, nas suas diferentes áreas de intervenção, dirigidas a todos os alunos do 2º ciclo. Estas atividade foram dinamizadas com o apoio de alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias (10ºCT, 11ºCT1 e alunos de Física do 12ºCT e 12ºCT-AV), a quem o Clube agradece a forma empenhada com que conduziram os colegas do 2º ciclo através das diferentes atividades.

Os alunos foram divididos em 5 grupos e cada grupo dirigiu-se a uma mesa onde os esperavam várias atividades, jogos e desafios. Terminadas as atividades em cada mesa, iam mudando de mesa, "colocando as mãos na massa" em diferentes atividades, de forma a realizarem todas as atividades, jogos e desafios propostos.

Entre as atividades que os alunos tiveram a oportunidade de realizar estavam diferentes jogos (Tangram, Pattern Blocks, Geoplano), construção e decoração de um íman personalizado para levar para casa, atividades sobre geofísica (puzzle das placas tectónicas; modelo litosfera-astenosfera, modelos de falhas, modelo de ressalto elástico, magnitude com bagos de arroz), atividades de iniciação à programação e robótica (programação da placa Micro:bit usando o Microsoft MakeCode: "coração a bater", "emoções a piscar", "crachá com o nome", "raios de sol a brilhar", contagem decrescente", "termómetro", "melodias") e diferentes atividades e desafios de física divertida (desafios sobre equilíbrio e inércia, ilusões óticas, atividades sobre magnetismo (pêndulo "maluco", desenhos magnéticos, levitação magnética), sobre persistência da visão (ilusão de movimento com imagens fixas, usando zootrópio e taumatrópio) e o divertido circuito elétrico humano).

Os alunos aderiram com entusiasmo a estas atividades, tendo sido difícil "arrancar" alguns deles da sala Clube no final do tempo previsto para as atividades. Estas atividades, além de diversificarem as experiências educativas dos alunos e de promoverem e despertarem o gosto e o interesse pela ciência, desenvolvem a sua aptidão para as atividades práticas, valorizam a diversidade de conhecimentos e de experiências e promoveram a troca de conhecimentos e experiências entre alunos de diferentes níveis de ensino.