A magia da escrita

Com o objectivo de desenvolver o gosto pela leitura e escrita, os alunos da turma do 4.ºA são constantemente estimulados a ler e apresentar livros na sala de aula, assim como a escreverem vários tipos de textos, de forma a desenvolverem as suas capacidades leitoras e escritas e a conquistarem o gosto pelas mesmas.

Na sala e em coadjuvação com a docente Fátima Pinheiro, os alunos são incentivados a explorarem os seus sentimentos e emoções e a escrever sobre eles, a  criarem histórias, a escreverem cartas, … a  experienciar várias formas de escrita.

Assim, e na sequência da exploração da história "Os sapatos vermelhos" da obra de Hans Christian Andersen, os alunos foram convidados a escrever um texto sobre "Se eu tivesse uns sapatos mágicos…", a descreverem esses sapatos e a sua magia. 

A magia que estes sapatos espalharam foi a mais variada possível, desde passarem a ser imortais; a mudarem de fisionomia; a serem invisíveis; a terem poderes de telecinesia; a ser teletransportados ou a terem poderes para perceber os animais. Os alunos mais adeptos do futebol inventaram sapatos que os faziam marcar golos certeiros, fazer fintas fantásticas ou defender todas as bolas. Outros inventaram sapatos que permitiam ver tudo em câmara lenta; que os faziam voar; dar super pulos, super velocidade ou a conseguir trepar paredes e tetos como o Homem Aranha. Outros ainda tinham a capacidade de fazer aparecer dinheiro ou a cada passada deitarem água ou notas. Enfim, a maravilha, das maravilhas! Mas também houve quem inventasse uns sapatos que tinham a capacidade de viajar pelos quatro cantos do mundo e ajudar quem precisasse, quer seja a ter um teto, comida ou uma cama para dormir; como ir a um hospital visitar quem lutava pela vida e concretizar alguns dos seus sonhos ou ir a determinados países protestar contra a descriminação, a desigualdade ou o desrespeito pelos direitos humanos.

Após tanta diversidade e criatividade, os alunos foram desafiados a construírem o sapato que descreveram, assim, deram largas à sua imaginação, meteram mãos à obra e por fim apresentaram os seus sapatos à turma em conjunto com os seus textos. 

Bons momentos de aprendizagem e partilha.

A docente da turma do 4.º A

Ana Cristina Correia