No dia 13 de janeiro realizou-se, na Escola Básica e Secundária, o exercício anual de evacuação.
Este exercício tem por objetivo testar o plano de segurança, relembrar rotinas e preparar os alunos e docentes que estão de novo no estabelecimento. Em cerca de 4 minutos e meio todos os ocupantes do edifício (cerca de 900 pessoas) estavam no ponto de concentração em segurança, sem atropelos e com cada delegado de turma em condições de informar se faltava algum dos colegas presentes na sala.
Depois do exercício de evacuação, na maioria dos anos, realiza-se um simulacro. Neste caso, é simulada uma situação concreta de perigo em que, para além de evacuar o edifício, são exigidos procedimentos adequados às circunstâncias, antes e/ou depois da evacuação.
Enquanto no exercício os Bombeiros e a Proteção Civil Municipal estiveram apenas como observadores, nos simulacros participam ativamente, com mobilização de meios materiais e humanos adequados à situação simulada e com envolvimento de outros atores e agentes de proteção civil.
Saber comportar-se perante uma situação de risco, adotando comportamentos adequados às circunstâncias e controlando o pânico, não evitará apenas a perda desnecessária de vidas perante uma ocorrência no edifício escolar, mas em qualquer lugar. Portanto, estes momentos nunca são vistos como meros ensaios, mas valiosas oportunidades de aprendizagem e de criação uma verdadeira Cultura de Segurança.