A Terra volta a tremer no Bombarral


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que no dia 03-01-2023 pelas 01:26 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.3 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Sudoeste do Bombarral.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Bombarral e Caldas da Rainha (Leiria), Lourinhã e Torres Vedras (Lisboa). Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Óbidos, Peniche (Leiria), Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Cascais, Lisboa, Mafra, Sintra e Vila Franca de Xira (Lisboa).

No site do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (European-Mediterranean Seismological Centre, EMSC) foram deixados vários testemunhos de pessoas que sentiram este sismo nos concelhos de Bombarral, Lourinhã, Alenquer, Torres Vedras, Peniche ou Sobral de Monte Agraço. Se sentiu este sismo e quiser deixar o seu testemunho pode responder a este questionário macrossísmico do IPMA, a este questionário do EMSC ou através da através da respetiva aplicação para smartphone.

Infelizmente, a estação sísmica AEFP estava desligada devido a um corte de energia que ocorreu durante a interrupção letiva e não registou o sismo. Teria sido um registo espetacular, uma vez que nunca antes ocorreu um sismo desta magnitude tão próximo da estação. No entanto, o sismo foi muito bem registado pela sua estação "gémea", a estação IDLS da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esta foi, de resto, a única estação amadora do programa educativo Sismologia na Escola a registar este sismo.

O sismómetro da estação IDLS é uma réplica do aparelho construído e instalado na nossa escola, tendo sido construído a partir das especificações do sismómetro omnidirecional da estação AEFP, num trabalho de colaboração entre o Clube de Geofísica da nossa escola e o prof. Luís Matias (Instituto D. Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Os dois aparelhos estiveram instalados lado a lado durante alguns meses na nossa escola, tendo-se verificado que apresentam resultados muito semelhantes.