Clube de Programação e Robótica (Clube Ciência Viva)

O Clube de Programação e Robótica da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó é um clube extracurricular criado no âmbito do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola e dirigido a alunos do 2º ciclo. Está em funcionamento desde o início do ano letivo, com oferta de 2 horários, um para os alunos do 5º ano e outro para alunos do 6º ano.


É um espaço de trabalho em equipa onde se realizam atividades no âmbito da eletrónica, da programação e da robótica, utilizando ferramentas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática), em ambiente multidisciplinar, que proporciona aos alunos a integração de competências de diversas áreas, numa perspetiva de "saber fazer" centrada na resolução de problemas.


Durante o 1º período, os alunos inscritos desenvolveram várias atividades práticas preparatórias de iniciação à robótica, realizaram a montagem física dos robôs e abriram a porta ao mundo da  programação. No próximo período irão aprender a programar os robôs para se movimentarem em diversos cenários pré-definidos (robô seguidor de pista). O passo seguinte será a programação dos robôs de forma a interagirem com o meio ambiente e a tomarem decisões em função dos estímulos que recebem (robô seguidor de linha, robô evita obstáculos, robô resolve labirintos…).


As atividades desenvolvidas, centradas na construção e na programação de robôs, têm permitido a aprendizagem e/ou o aprofundamento de conceitos básicos de mecânica (montagem do chassi do robô, montagem e ligação dos motores, montagem das rodas e de outros componentes, soldagem de fios e de componentes eletrónicos), de eletricidade e eletrónica (fontes de energia; circuitos elétricos; conceitos de corrente, tensão elétrica e resistência elétrica; ligação e função de LEDs, resistências, condensadores e outros componentes; uso de multímetros) e de linguagens de programação (linguagem Basic para programação do microcontrolador Picaxe).


Assim, de forma natural, colocando em prática o conceito de "aprender fazendo" (de forma táctil, isto é, colocando "as mãos na massa"), enquanto projetam, constroem, programam, resolvem problemas e efetuam os ajustes necessário com vista à finalidade pretendida, os alunos estão a articular conhecimentos e competências de diversas áreas do saber, a promover diferentes formas de expressão, a desenvolver o seu pensamento computacional e a adquirir um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da tecnologia e da engenharia.