A Terra treme e eu sei o que fazer (Clube Ciência Viva)

O Clube Ciência Viva está a promover, desde o início deste ano letivo, atividades na área da sensibilização para o risco sísmico e da compreensão dos fenómenos sísmicos, dirigida a alunos do 1º ciclo do nosso Agrupamento. O Clube disponibiliza um horário semanal onde os colegas titulares de turma do 1º ciclo inscrevem as turmas nas atividades disponibilizadas.


Durante o 1ºperiodo foram várias as turmas do 1º ciclo que se deslocaram à escola sede para realizaram a atividade "A casa treme", onde os alunos assistiram ao visionamento do filme animado didático "Quando a Terra tremer" que aborda os procedimentos a adotar antes, durante e após um sismo ou em caso de alerta de tsunami) e realizaram o jogo interativo "Treme Treme" (onde levaram o "Sunami" ou a "Terramota" a adotar os procedimentos corretos antes, durante e após um sismo ou durante um tsunami). O Clube disponibiliza também um quiz Kahoot sobre o filme que permite  aos professores  titulares de turma interessados poderem avaliar esta atividade em sala de aula. Algumas turmas também já realizaram a atividade "A casa treme". Nesta atividade, os alunos constroem "edifícios" (em pequeno grupo) usando diferentes materiais e testam a sua resistência aos sismos usando a mesa sísmica. Identificando os pontos fracos das construções e reformulando-as de forma a torná-las mais resistentes aos sismos, os alunos assumem o papel de verdadeiros "engenheiros sísmicos"! São também explorados módulos interativos que permitem aos alunos explorar o efeito dos sismos nas construções ou reforçar a estrutura de um edifício para torná-lo mais resistente aos sismos.


Estas atividades continuarão disponíveis para as turmas que ainda não as realizaram, mas já existem outras atividades previstas para as turmas que já realizaram as atividades anteriores. Na próxima atividade "Detetar o tremor da Terra", os alunos irão construir (em pequeno grupo) pequenos detetores do "tremor da Terra" (sismómetros) e visualizar os "sismos" (vibrações criadas na sala) detetados pelos aparelhos. Terão também a oportunidade de visitar a sala onde está instalada a estação sísmica AEFP e  observar o seu registo em tempo real, incluindo os "sismos" criados pelos alunos na sala.


Estas atividades, além de proporcionarem aos alunos experiências diversificadas e significativas fora do contexto de sala de aula, pretendem fornecer-lhes uma compreensão elementar dos fenómenos sísmicos e fomentar neles uma cidadania ativa em matéria de risco sísmico, que conduza à interiorização dos comportamentos corretos a adotar antes, durante e após a ocorrência de um sismo ou de um tsunami,  de modo a minimizar os seus efeitos.