No dia 24 de novembro, da parte da manhã, os alunos das turmas dos 11ºs CS, CT, CT-AV e LH, acompanhados pela professora Natália Carmelo, e pelos professores Idalino Faísca e Carlos Vinhais, deslocaram-se a pé, desde a Escola até ao Teatro Eduardo Brazão. Fomos assistir à Peça de Teatro intitulada: "Ulisses ou eu também sou capaz de TRANSFORMARTE, ilha minha" (Peça de teatro baseada na "Odisseia" de Homero, que aqui foi adaptada por Inês Fouto e teve a sua direcção artística). Os actores são beneficiários do Fórum Sócio-Ocupacional do CEERDL.
Fizemos todos uma revisitação da viagem de Ulisses, uma grande metáfora sobre as "aventuras" e adversidades que todos nós atravessamos nas nossas existências.
"Que Odisseia é esta que também é a nossa vida, que nos obriga (quase) a perder-nos para nos reencontrarmos no caminho certo, que estava lá sempre, mas que por tantos motivos o olvidamos" (Inês Fouto, no "Flayer" da Peça, distribuído aos alunos).
No decorrer da Peça de Teatro fomos "confrontados" com "montanhas que nos derrubam"... "medos que nos afundam"... "a não ser que alguém nos dê a mão".
Muitos de nós ficámos comovidos e sentidos com a entrega "sem filtros" dos actores da peça de teatro. A sala de Teatro Eduardo Brazão estava repleta de calor humano e os nossos alunos tiveram um comportamento exemplar.
São experiências como estas que tivemos a sorte de presenciar que nos trazem alento.
"Porque a viagem da inclusão acontece sempre que abrimos as nossas mentes e os nossos corações à diversidade". (Sandra Oliveira, direcção técnica do Fórum Sócio-Ocupacional do CEERDL).
"É PRECISO CONTINUAR A VIAGEM"... "É PRECISO CONTINUAR SEMPRE!"