A Integração das Tecnologias nas Práticas Pedagógicas, partilha de experiências do AEFP

No dia 7 de junho o AEFP foi convidado a participar nas Jornadas de Inovação e Integração Curricular numa Escola Para Todos, dinamizadas pelo Centro de Formação Centro-Oeste, em que a convidada foi a Subdiretora da Direção Geral de Educação, Dr.ª Maria João Horta e o moderador o Dr. Rui Correia, embaixador digital do respetivo CFAE. Estas jornadas contam com quase uma centena de participantes.

Foram partilhadas algumas das práticas dinamizadas no AEFP que permitem a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas. No âmbito dessas partilhas foi mostrada a dinâmica da experiência existente, na formação da capacitação digital de docentes, onde foram apresentados testemunhos de vários docentes/formandos destas ações, sobre o trabalho que têm desenvolvido, a sua aplicação prática e os benefícios que retiraram desta formação. Estas partilhas de testemunhos foram momentos muito inspiradores para todos os que assistiram. Além da partilha e demonstrações, através destes testemunhos, foram também partilhadas as experiências de integração das tecnologias nas práticas pedagógicas que vários dos projetos nos quais o AEFP está envolvido têm permitido, como é, por exemplo, o caso da Academia Digital para Pais, o eTwinning (onde foi apresentado o projeto "Teenagers no eTwinning"), a Academia Júnior eTwinning entre outros.

Mais dois agrupamentos fizeram a sua partilha de experiências dentro deste tema, nomeadamente o Agrupamento de escolas Rafael Bordalo Pinheiro e o Agrupamento de Escolas Raúl Proença.

Foram sem dúvida momentos de: promoção ao debate sobre temáticas decorrentes das mudanças de paradigma que o sistema educativo atravessa; partilha de experiências bem-sucedidas de organização e desenvolvimento curricular implementadas em agrupamentos de escolas da área do CFAE; sensibilização para a comunidade docente da necessidade de introduzir novos processos de organização escolar e novas práticas pedagógicas, centradas na aprendizagem e no aluno (aluno ao centro); estímulo à adoção de metodologias ativas de avaliação para a aprendizagem, integrada em todo o processo didático para o desenvolvimento de competências e sucesso escolar; Valorização a integração das tecnologias educativas no processo ensino/ aprendizagem; integração de conceitos e estimulação a práticas de educação inclusiva.