O AEFP em Bruxelas

A Escola Básica e Secundária Fernão do Pó integrou o Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu. Neste âmbito, um número significativo de alunos mostrou-se interessado em ser Embaixador Júnior do PE, assumindo a missão e responsabilidade de promover e divulgar os Valores Europeus, conhecer as suas instituições e exercer uma cidadania ativa.

A integração no Programa das Escolas Embaixadoras foi mais um passo importante dado pelo AEFP no âmbito do seu Plano de Desenvolvimento Europeu e que se vem somar aos projetos Erasmus+ e eTwinning.

Foi com grande entusiasmo que recebemos o convite da Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Dra. Margarida Marques, para deslocarmos a Bruxelas uma comitiva do nosso Agrupamento.

Os jovens embaixadores foram desafiados a apresentar em vídeo a sua resposta à questão "que futuro para a Europa?". Foram apresentados 26 vídeos, dos quais 22 foram selecionados e premiados com a viagem a Bruxelas que decorreu entre 10 e 12 de maio. Os alunos foram acompanhados por 3 docentes.

No dia 10, com saída do Bombarral às 4:00 horas em viatura cedida pelo Município, a comitiva chegou a Bruxelas pelas 11:00 horas (hora local). À sua espera estavam a Dra. Ana Cabo e o Dr. João Cruz, ambos funcionários do PE, que nos acompanharam em autocarro até ao Hotel Aqua para deixar a bagagem.

Depois de um breve período para almoço iniciou-se o programa de visitas com deslocação ao Experience Europe. Uma visita que deveria durar entre 30 a 60 minutos mas os alunos, ao seu ritmo, quiseram explorar este espaço interativo bastante recente, de onde saíram apenas ao fim de cerca de 2 horas. Após breve vista e permanência no Parque do Cinquentenário, seguiu-se o jantar com a Senhora Deputada cerca das 19:30.

Dia 11, a comitiva começou o programa da manhã pelas 10:00 com visita às instalações do Parlamento Europeu em Bruxelas. Sessão de Informação sobre o Parlamento Europeu com o Dr. António Figueira, da Unidade de Visitantes e Seminários- Direção Geral de Comunicação do Parlamento Europeu e participação da Senhora Deputada, Dra. Margarida Marques. Seguiu-se a visita à Casa da História Europeia. Um museu extraordinário, de grande interatividade, que nos conta a história europeia, com referências a aspetos particulares de cada país, mas com grande enfoque na história que partilham.

Após almoço no Restaurante de visitantes do Parlamento Europeu, a comitiva seguiu para uma sessão de informação sobre os Programas Europeus para a juventude com a Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia. No final da tarde ainda houve tempo para uma vista ao notável Parlamentarium. Não houve tempo para visitar na totalidade, mas a experiência, ainda assim, foi extraordinária.

Programa livre à noite, com passeio pela cidade e visita à Grand-Place.

Dia 12, com voo marcado para a tarde, oportunidade para apanhar o metro até ao Atomium. Mais uma inesquecível experiência a enriquecer 3 dias de intensa aprendizagem.

Testemunho de alguns alunos

Nestes três dias o que mais me marcou foi a visita à casa da história Europeia, onde tenho pena de não termos tido tempo para visitar tudo o museu. Dentro do museu podíamos  encontrar várias obras de arte que representavam a história da formação da Europa até aos dias de hoje.

Quero agradecer à Dra. Margarida Marques bem como à Dra. Ana Cabo e ao Dr. João Cruz pela simpatia, pela forma como fomos recebidos e pela oportunidade que nos.  proporcionaram de visitar e entender melhor como funciona o parlamento Europeu. Quero ainda agradecer à escola, na pessoa do professor Emanuel que nos permitiu a deslocação, aos professores que nos acompanharam, à Câmara Municipal pela cedência do transporte e condutor e por fim aos meus colegas pela forma como nos comportamos.

Matilde Silva - 10°CT

Gostei muito da experiência de ir a Bruxelas para visitar o Parlamento Europeu. De aprender mais sobre a Europa e sobre os valores europeus, sobre a forma como os portugueses marcam a história da Europa. Estou muito agradecida a todos os que organizaram esta atividade.

Ruby Woolley - 11.º CT

Bruxelas foi como viajar e viver um mundo paralelo ao nosso. Com a diferença de que Bruxelas tinha outras histórias, outras vidas e muito por descobrir.

Foi uma experiência incrível do início ao meio e do meio ao fim. Tudo o que vi, tudo o que faz parte da Europa me fez querer saber um pouco mais sobre esta união e não só. Também os pontos mais turísticos me fizeram querer conhecer e aprender mais.

Sem dúvida que passaria mais tempo em casa sítio que visitei especificamente na Casa da História da Europa que precisava de pelo menos um dia para assimilar tais testemunhos.

Posso falar-vos também da Grand Place... Em uma palavra, memorável. É inacreditável como existem monumentos tão bonitos e significantes por aí.

Todos os momentos foram inesquecíveis e se um dia deixarem de o ser, tenho a certeza que a nossa marca estará algures lá.

Precisamos de mais cultura como esta! Obrigada pela oportunidade.

Maria Carvalho  - 10.º LH

Estes 22 alunos tiveram direito a uma oportunidade única de serem embaixadores juniores do parlamento europeu e fazer uma viagem a Bruxelas patrocinada pelo mesmo!

A minha experiência foi única! Gostei do grupo, da ligação que se criou entre os alunos e também entre os professores. Acho que todos conseguimos desfrutar ao máximo e aproveitar cada canto da cidade! Deveria ter sido mais tempo, mas só estes três dias fizeram valer a pena! Espero que todo o grupo tenha gostado da viagem e que fique na memória de cada um. Acredito que cada um veio diferente e melhor, mais rico e com vontade de aprender e se esforçar mais!

Achei bastante interessante as palestras e o programa que nos proporcionaram e senti me muita bem recebida em todo o lado.

Beatriz Antunes - 11.º CT

A estadia em Bruxelas foi uma experiência bastante enriquecedora. Para além de ter ficado mais esclarecida sobre a dinâmica europeia, também conheci outra cultura."

Joana Ferreira - 12.º CTAV

3 dias de alegria, 3 dias de cansaço, 3 dias de satisfação, 3 dias de compensação.
Tudo o que vivemos nestes 3 dias só sabe quem presenciou, quem viveu intensamente estes dias que nos irão ficar na memória para sempre. Todas as experiências que tivemos e um grupo incrível que formámos ligámos por uma conexão especial, onde nos iremos recordar de tudo, do hotel, dos museus, dos parques, das sessões, das vistas, dos quilómetros que fizemos a pé juntos.
Uma viagem.
Obrigada Bruxelas por nos teres dado tudo isto em 3 dias...