Parlamento dos Jovens - Secundário

Decorreu na semana de  24 a 28 de janeiro, as eleições e a Sessão Escolar para o Parlamento dos Jovens, em que 2 listas constituídas por alunos de 5 turmas do ensino secundário, apresentaram as suas medidas sobre o impacto da desinformação na democracia. Dos 344 eleitores, votaram 195 alunos, dando a vitória à lista A com 160 votos. O debate da Sessão Escolar foi muito animado e as medidas que foram votadas e que vão representar o Agrupamento são as seguintes:  
  1. A partir da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento procurar desenvolver competências nos alunos para o pensamento crítico e sensibilizar os mesmos para a importância de sabermos filtrar as informações que adquirimos e o problema da desinformação. Este processo teria início desde cedo (5º ano) até ao 9º ano. A partir do secundário este conteúdo passaria a ser incorporado nos temas disponíveis para os estudantes desenvolverem no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Elaborar medidas que incentivem a produção e desenvolvimento de jornais Fact-Checking, divulgar a existência dos mesmos e mencionar a importância do hábito que todos devemos ter, em programas televisivos e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em consultar estes jornais e sites, facilitando assim a pesquisa de factos verdadeiros combatendo as Fake News.
  3. Criar anúncios institucionais que passariam nos meios de comunicação, tais como rádio, televisão e escolas,  que apresentariam medidas e hábitos que todos devemos adotar para combater as Fake News e trabalhar no problema da desinformação.
Foram ainda eleitos para representar o Agrupamento na sessão distrital os alunos, Duarte Perdigão e Ana Carolina Ferreira do 12.º CT-AV e como suplente, a aluna Matilde Silva do 11.º CT."

A Comissão Eleitoral