Descobrir o Mundo com Fernão de Magalhães

Fernão de Magalhães motivou parceria com escola chilena.

No quadro das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação do mundo, implementámos, no ano letivo de 2019/2020, o Projeto “Descobrir o Mundo com Fernão de Magalhães” com o objetivo de promover o conhecimento sobre o navegador português Fernão de Magalhães.

Este ano, quisemos ir mais longe e, inspirados pelo pioneiro do mundo global, desenvolvemos um projeto de intercâmbio com uma escola chilena, a “Escuela Portugal” de Punta Arenas - Chile, tendo esta iniciativa surgido como uma oportunidade fantástica para desenvolver algumas das áreas de competências definidas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.


Assim sendo, foram realizadas as seguintes atividades: transmissão em live streaming, no dia 16 de abril, de um encontro intercultural, realizado entre as duas escolas; oficina de robótica, dinamizada pelo professor Emilio Torres da “Escuela Portugal” e dirigida aos nossos alunos; oficina de Língua e Cultura Portuguesa, dirigida aos alunos chilenos; transmissão, em simultâneo para os alunos chilenos e portugueses, do filme “Uma Aventura nos Mares”; redação de uma apreciação crítica sobre o filme “Uma Aventura nos Mares”; oferta à escola chilena de marcadores de livros, alusivos à primeira viagem de circum-navegação do mundo, construídos nas aulas de Educação Visual.

Ainda no âmbito do Projeto “Descobrir o Mundo com Fernão de Magalhães”, foram desenvolvidos vários trabalhos - visionamento, em direto, no dia 20 de outubro, do evento Mais Magalhães Mais Mundo; participação no Projeto Educativo “Miniveleiros; elaboração das biografias dos protagonistas da primeira viagem de circum-navegação do mundo; encontro com os autores da Banda Desenhada A viagem mais longa; Diálogos Magalhânicos; Jogo Magalhânico; -, cujas estratégias privilegiaram, essencialmente, o trabalho colaborativo, a aquisição de múltiplas literacias, nomeadamente da leitura, da escrita, dos media e da informação, o desenvolvimento de experiências de comunicação e expressão e o uso de ferramentas digitais.


Ora, um projeto tão ambicioso como este, que envolveu 180 alunos, só foi possível graças à colaboração dos docentes Diná Nunes do grupo de Artes e dos seus alunos de 7o ano, Susana Barros e dos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Restauração, Nuno Pereira e das alunas do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, Idalino Faísca com os seus conhecimentos de Robótica e à obstinação das professoras Célia Bento e Olívia Figueiredo que acreditam que o conhecimento, o trabalho colaborativo e a ousadia são peças fundamentais para a construção da aprendizagem.

E porque ainda há muito conhecimento por explorar à volta da viagem iniciada por Fernão de Magalhães e concluída por Sebastian Elcano, dar-se-á continuidade ao projeto no próximo ano letivo com novas iniciativas que contribuam para o alargamento dos horizontes culturais dos nossos alunos.


[Inf. Prof. Olívia Figueiredo]